.
 

Tratamentos de Obesidade Rio Branco, Acre

Esta página disponibiliza informações sobre a descoberta de mais uma causa genética da obesidade, como a descoberta foi feita e uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Rio Branco. Encontre abaixo empresas e profissionais da

Gilcilene de Souza Almada Pereira de Araujo
R Rua Dom Bosco 573
Rio Branco, Acre
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Clinisaúde
(68) 3223-4054
r Mal Deodoro,690 Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Clini Parque
(68) 3224-1077
Tv Campo do Rio Branco, 313 Capoeira
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Med Medicina Diagnóstico
(68) 3223-3705
av Getúlio Vargas, 1940 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Clínica Santa Lúcia
(68) 3224-8057
av Getúlio Vargas, 1919 s 2 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Antonio Lisboa Carneiro Braga
(68) 3223-9023
Rua Alvorada 178 - Centro Médico/Sala 08
Rio Branco, Acre
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Clínica Centrocor
(68) 3223-5193
r Alvorada, 54 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Centro Acreano de Pesquisa e Assistência Integrada
(68) 3223-5588
r Goldwasser Santos, 31 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Clinicas Reuniodas
(68) 3223-6008
r José Melo, 107 Q.107 sL.80 Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Consultório Médico
(68) 3222-7170
r Epaminondas Jacome, 178 Cadeia Velha
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Alteração genética prediz risco de obesidade mórbida

Fornecido por: 

     
 
Defeito no cromossomo 16 é responsável por quase um em cada mil casos

Pessoas que nascem com um defeito genético no cromossomo 16 têm 43 vezes mais risco de se tornarem obesas mórbidas do que as que não têm o problema, conclui o maior estudo do gênero publicado hoje na revista científica "Nature". Trata-se de uma deleção genética (falta de um pedaço de gene) nesse trecho do DNA.

Pesquisadores do Imperial College London avaliaram 16.053 pacientes (entre pessoas com peso normal, sobrepeso, OBESIDADE e OBESIDADE mórbida) de oito centros europeus e constataram a presença da anormalidade genética no cromossomo 16 em 0,7% dos pacientes -13 eram obesos mórbidos e três eram obesos. O defeito foi encontrado em apenas um paciente magro e em nenhum com sobrepeso.

Com essa descoberta, essa torna-se a segunda causa genética mais frequente associada à OBESIDADE mórbida -perde apenas para a mutação do gene MC4R, no cromossomo 18, que é responsável por cerca de 4% dos casos da doença.

Doença poligênica

A OBESIDADE é uma doença poligênica -o que significa que múltiplas alterações genéticas chamadas de polimorfismos (envolvendo absorção de ALIMENTOS, gasto calórico, apetite etc) podem favorecer o ganho de peso em algumas pessoas e dificultar em outras.

A novidade, nesse caso, é que se descobriu que uma única alteração genética é capaz de apontar se a pessoa desenvolverá ou não o problema. E isso, no futuro, poderá servir de base para a realização de exames genéticos para fazer o diagnóstico e também para definir qual o melhor tipo de tratamento.

"Esse estudo é um marco. Trata-se de uma região de cromossomos importantes na regulação do peso. Pacientes que nascerem com esse defeito quase certamente serão obesos mórbidos. Não há DIETA que resolva isso, eles terão que fazer o tratamento mais drástico, que é reduzir o estômago", diz Márcio Mancini, presidente do Departamento de OBESIDADE da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) e médico responsável pelo Grupo de OBESIDADE e Síndrome Metabólica do HC.

O endocrinologista Daniel Lerário concorda e acrescenta que, daqui a alguns anos, será possível fazer o diagnóstico individualizado dos casos de OBESIDADE mórbida.

"Os pesquisadores descobriram um gene que é determinante nos casos de OBESIDADE mórbida, independentemente dos hábitos de vida e do ambiente...

Clique aqui para ler este artigo em SIS Saude

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535