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Tratamento com fibras Luís Correia PI

Encontre tratamento com fibras em Luís Correia. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Francisco M Oliveira
(89) 457-1112
tv Benedito da O Alencar, 100, Jaicós
Jaicos, Piauí
 
Antônio L Lima
(89) 445-1165
pc Clementino Martins, 172, Santa Cruz do Piauí
Santa Cruz do Piaui, Piauí
 
Francisco J Brito
(86) 322-2860
r Pedro II, 1072, Centro
Parnaíba, Piauí
 
Mercantil Martins
(86) 227-2749
prq Piauí, 36, cs 12
Teresina, Piauí
 
Stoc Supermercados
(86) 230-1241
Shc Shopping SN
Teresina, Piauí
 
Raimundo Ad Martins
(89) 574-1174
r João do SN, Curimatá
Curimata, Piauí
 
Armazém Santa Mônica
(86) 235-1122
av Quem Tem, 3460
Teresina, Piauí
 
Atacadão das Bebidas Ltda
(89) 422-2016
av NS Sra de Fátima, 452
Picos, Piauí
 
Maria AC Mendes
(89) 462-1968
pc CEL Orlando de Carvalho, 136
Oeiras, Piauí
 
Araújo e Dantas Ltda
(89) 422-3588
RS Benedito, 78
Picos, Piauí
 

Tratamento com fibras

Fornecido por: 

As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As primeiras, como o nome diz, têm a propriedade de se misturar com água. São encontradas principalmente nas frutas e vegetais, especialmente em laranjas, maçãs, goiaba (cascas) e aveia. As insolúveis, assim chamadas porque não se misturam com a água, são as celuloses (as hemiceluloses e a lignina) encontradas principalmente nos cereais integrais.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e do FDA, organismo norte-americano que controla alimentos e medicamentos, cada pessoa deve consumir um mínimo de 20 gramas de fibras por dia. O ideal, na opinião de muitos pesquisadores, é um consumo em torno de 30 gramas por dia. Cerca de 20% a 25% dessas fibras devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

Como já disse no artigo anterior pode parecer fácil consumir a dose certa de fibras por dia, mas não é. Um total de apenas 10g por dia, por exemplo, equivale a uma concha de feijão cozido (cerca de 4g), um pãozinho francês (cerca de 3g), um pires de acelga cozida (2g) e uma fatia média de abacaxi (1,1g).

A dificuldade desse consumo está nas práticas e hábitos alimentares que mudaram muito nas últimas décadas. Estudos feitos em habitantes de alguns países africanos mostram que chegavam a consumir entre 50g e 100g de fibras por dia, por conta de uma dieta praticamente vegetariana. Como conseqüência, esses habitantes, apesar dos indicadores de desnutrição encontrados, não apresentavam problemas gastrintestinais.

As mudanças na alimentação foram decorrências naturais da melhora do nível de vida. Por exemplo, o pão de centeio ou de farelo natural foi substituído pelo pão branco, preparado com farinha industrializada, da qual é retirada grande parte do farelo fibroso. A carne passou a ocupar o lugar dos vegetais em todos os cardápios e mesas. E produtos como biscoitos, salgadinhos, bolos, sorvetes e alimentos gordurosos vieram ocupar o lugar das frutas, verduras e legumes.

Lembre-se que o prazer da alimentação e a satisfação em preparar seus pratos também contam pontos no ranking da boa saúde. Por isso não deixe que sua preocupação com a quantidade de fibras acabe tirando seu prazer e desequilibrando o conjunto de sua alimentação.

Uma ótima semana para todos e até o próximo domingo quando estaremos esclarecendo dúvidas dos nossos leitores.

Jocelem Mastrodi Salgado - profª Titular de Nutrição - LAN/...

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