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Tratamento com fibras Luís Correia PI

Encontre tratamento com fibras em Luís Correia. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Luciane JM Oliveira
(41) 422-4389
r Alipio dos Santos, 2011, Serraria Do Rocha
Paranaguá, Paraná
 
Supermercado Ataide
(18) 661-1904
av Washington Luiz, 534
Guararapes, São Paulo
 
Arnold e Filhos Ltda
(553) 567-1151
av Sta Rosa, 262, Campina das Missões
Campina das Missoes, Rio Grande do Sul
 
Dionisio Pinha
(44) 245-1345
av Munhoz da Rocha, 1846, Mandaguaçu
Mandaguacu, Paraná
 
Ivano S Lobo
(48) 254-3145
Prefeito João Orestes Araújo, 654
Garopaba, Santa Catarina
 
Piovesantos Com de Gêneros Alimentícios Ltda
(43) 867-1571
r Alfredo de Souza, 218, Sengés
Senges, Paraná
 
Mercearia Aves Damazio
(313) 621-6034
r 79 LJ, 1
Vespasiano, Minas Gerais
 
Nassif M El Khouri
(67) 365-1869
r Doutor Euler de Azevedo, 815, São Francisco
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
 
Valter CR Silva
(222) 732-9092
est Nogueira, 267, fds, Custodopolis
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
 
Coml Cereais Danielli Ltda
(49) 436-0179
r Santa Catarina, 68
Fachinal dos Guedes, Santa Catarina
 

Tratamento com fibras

Fornecido por: 

As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As primeiras, como o nome diz, têm a propriedade de se misturar com água. São encontradas principalmente nas frutas e vegetais, especialmente em laranjas, maçãs, goiaba (cascas) e aveia. As insolúveis, assim chamadas porque não se misturam com a água, são as celuloses (as hemiceluloses e a lignina) encontradas principalmente nos cereais integrais.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e do FDA, organismo norte-americano que controla alimentos e medicamentos, cada pessoa deve consumir um mínimo de 20 gramas de fibras por dia. O ideal, na opinião de muitos pesquisadores, é um consumo em torno de 30 gramas por dia. Cerca de 20% a 25% dessas fibras devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

Como já disse no artigo anterior pode parecer fácil consumir a dose certa de fibras por dia, mas não é. Um total de apenas 10g por dia, por exemplo, equivale a uma concha de feijão cozido (cerca de 4g), um pãozinho francês (cerca de 3g), um pires de acelga cozida (2g) e uma fatia média de abacaxi (1,1g).

A dificuldade desse consumo está nas práticas e hábitos alimentares que mudaram muito nas últimas décadas. Estudos feitos em habitantes de alguns países africanos mostram que chegavam a consumir entre 50g e 100g de fibras por dia, por conta de uma dieta praticamente vegetariana. Como conseqüência, esses habitantes, apesar dos indicadores de desnutrição encontrados, não apresentavam problemas gastrintestinais.

As mudanças na alimentação foram decorrências naturais da melhora do nível de vida. Por exemplo, o pão de centeio ou de farelo natural foi substituído pelo pão branco, preparado com farinha industrializada, da qual é retirada grande parte do farelo fibroso. A carne passou a ocupar o lugar dos vegetais em todos os cardápios e mesas. E produtos como biscoitos, salgadinhos, bolos, sorvetes e alimentos gordurosos vieram ocupar o lugar das frutas, verduras e legumes.

Lembre-se que o prazer da alimentação e a satisfação em preparar seus pratos também contam pontos no ranking da boa saúde. Por isso não deixe que sua preocupação com a quantidade de fibras acabe tirando seu prazer e desequilibrando o conjunto de sua alimentação.

Uma ótima semana para todos e até o próximo domingo quando estaremos esclarecendo dúvidas dos nossos leitores.

Jocelem Mastrodi Salgado - profª Titular de Nutrição - LAN/...

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