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Tratamento com fibras Luís Correia PI

Encontre tratamento com fibras em Luís Correia. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Carlos EF Gomes
(53) 243-2279
r Borges Medeiros, 1490
Dom Pedrito, Rio Grande do Sul
 
Terezinha V Silva
(71) 354-3468
r Ariston Bertino de Carvalho, 405, bo 9, Brotas
Salvador, Bahia
 
Machado e Andersen
(48) 276-1103
r Com, 114
Alfredo Wagner, Santa Catarina
 
Imp e Exp Arruda Ltda
(85) 221-2576
r General Sampaio, 419, Centro
Fortaleza, Ceará
 
Gerson L Graef
(553) 546-1322
av Carlos Alberto Schaedler, 531
Alecrim, Rio Grande do Sul
 
Quartetto Supermercados
(63) 223-1138
NS, 2, lt 10
Palmas, Tocantins
 
Supermercado Rech
(49) 433-2895
r Nereu Ramos, 967, Xanxerê
Xanxere, Santa Catarina
 
Bompreço
(71) 381-8676
r Frederico Costa, 113, b
Salvador, Bahia
 
Mercadinho Independente
(85) 371-2524
av Pe José Holanda do, 1781
Maracanaú, Ceará
 
Evaristo Schimith
(43) 742-3111
r Augusto Mania SN
Bandeirantes, Paraná
 

Tratamento com fibras

Fornecido por: 

As fibras podem ser solúveis e insolúveis. As primeiras, como o nome diz, têm a propriedade de se misturar com água. São encontradas principalmente nas frutas e vegetais, especialmente em laranjas, maçãs, goiaba (cascas) e aveia. As insolúveis, assim chamadas porque não se misturam com a água, são as celuloses (as hemiceluloses e a lignina) encontradas principalmente nos cereais integrais.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde e do FDA, organismo norte-americano que controla alimentos e medicamentos, cada pessoa deve consumir um mínimo de 20 gramas de fibras por dia. O ideal, na opinião de muitos pesquisadores, é um consumo em torno de 30 gramas por dia. Cerca de 20% a 25% dessas fibras devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

Como já disse no artigo anterior pode parecer fácil consumir a dose certa de fibras por dia, mas não é. Um total de apenas 10g por dia, por exemplo, equivale a uma concha de feijão cozido (cerca de 4g), um pãozinho francês (cerca de 3g), um pires de acelga cozida (2g) e uma fatia média de abacaxi (1,1g).

A dificuldade desse consumo está nas práticas e hábitos alimentares que mudaram muito nas últimas décadas. Estudos feitos em habitantes de alguns países africanos mostram que chegavam a consumir entre 50g e 100g de fibras por dia, por conta de uma dieta praticamente vegetariana. Como conseqüência, esses habitantes, apesar dos indicadores de desnutrição encontrados, não apresentavam problemas gastrintestinais.

As mudanças na alimentação foram decorrências naturais da melhora do nível de vida. Por exemplo, o pão de centeio ou de farelo natural foi substituído pelo pão branco, preparado com farinha industrializada, da qual é retirada grande parte do farelo fibroso. A carne passou a ocupar o lugar dos vegetais em todos os cardápios e mesas. E produtos como biscoitos, salgadinhos, bolos, sorvetes e alimentos gordurosos vieram ocupar o lugar das frutas, verduras e legumes.

Lembre-se que o prazer da alimentação e a satisfação em preparar seus pratos também contam pontos no ranking da boa saúde. Por isso não deixe que sua preocupação com a quantidade de fibras acabe tirando seu prazer e desequilibrando o conjunto de sua alimentação.

Uma ótima semana para todos e até o próximo domingo quando estaremos esclarecendo dúvidas dos nossos leitores.

Jocelem Mastrodi Salgado - profª Titular de Nutrição - LAN/...

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