.
 

Sal causa aumento de peso e celulite Luís Correia PI

Saiba quais são os cuidados necessários com a compra de alimentos industrializados. A nutróloga Tamara Mazaracki alerta sobre o consumo de sódio. Entenda porque até mesmo os alimentos rotulados como light e diet podem contribuir com o aparecimento de celulites.

Lar da Criança Maria José Deus
(86) 225-1535
av Centenário, 2235, Aeroporto
Teresina, Piauí
 
Creche Risoleta Neves
(86) 220-1333
r Inacio Soares SN
Teresina, Piauí
 
Abrigo Femenino Nossa Casa
(86) 220-6500
Acre Norte SN Cj SACI
Teresina, Piauí
 
Vila Anciao
(86) 235-1606
rdv PI 122 SN
Teresina, Piauí
 
Cia Forma Academia
(86) 233-8984
av CEL Costa Araújo, 3031, qd a
Teresina, Piauí
 

Sal causa aumento de peso e celulite

Fornecido por: 



06/10/2009

Inimigo oculto

O sal que causa inchaço, aumento de peso e vários problemas de saúde

Verdade seja dita: a variedade de alimentos de preparo rápido ajudou um bocado a otimizar a rotina - pra lá de corrida - da mulher moderna. Bastam alguns minutinhos no micro-ondas, e pronto! É só servir. Melhor ainda é saber que a maioria desses produtos pode ser encontrada na versão light ou diet. No entanto, a coisa não é tão simples quanto parece.

Quando checamos a embalagem do produto escolhido, buscando o seu valor calórico, quase sempre nos esquecemos de averiguar outro índice importantíssimo, presente na tabela nutricional: o sódio. Você sabia que, se consumido em demasia, esse mineral pode prejudicar a sua saúde e acrescentar quilinhos a mais na balança? "O consumo exagerado do sódio leva à retenção de líquidos.

Como consequência, o corpo fica inchado e pesa mais. A água aprisionada entre as células também reduz a eficiência do sistema linfático. Isso gera uma inflamação local, e logo surge a temida e odiada celulite", afirma Tamara Mazaracki, nutróloga (RJ). "Com o passar do tempo, o excesso de sódio sobrecarrega o organismo e pode causar, ainda, hipertensão arterial, problemas renais, desordens cardiovasculares e, até mesmo, câncer gástrico", alerta Roseli Rossi, nutricionista (SP).

"consumido em excesso, o sal favorece a retenção de líquidos, que acentua a celulite e gera inchaço e aumento de peso"

Nem tanto lá nem tanto cá

Antes de se assustar, e de declarar o sódio o vilão da vez na sua casa, é importante saber que ele também desempenha funções essenciais ao organismo. "É esse mineral que regula os líquidos extracelulares, assim como o volume de plasma sanguíneo.

Além disso, auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular", explica roseli. e não é segredo para ninguém que o sódio é mais encontrado em alimentos artificiais, como no sal de cozinha, onde representa 40% da formulação, que se completa com 60% de cloreto (daí o nome cloreto de sódio). e como as brasileiras gostam de caprichar no tempero da comida, o saleiro está sempre à mesa, pronto para entrar em ação.

Mas o sal também se faz presente naturalmente em alguns alimentos, como carnes bovinas e suínas, leite e derivados, batata e grãos. isso gera um consumo excessivo, claro. segundo informações da organização Mundial de saúde (oMs), a recome...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535