.
 

Reduzindo os riscos de derrame Campo Largo, Paraná

Estudo constata que beber moderadamente pode reduzir em até 20% os riscos de derrame. Saiba como a substância Polifenol atua na prevenção do acidente vascular cerebral, AVC. Conheça também, os tipos de derrame.

Janaina Weingärtner
(41) 3017-5345
Av. Vicente Machado 1310
Curitiba, Paraná
Roberto Tatsuoki Yokoyama
Avenida Marechal Floriano Peixoto 228
Curitiba, Paraná
Vascular Clin
(45) 3038-8888
Rua Engenheiro Reboucas 2680 - Sl 14
Cascavel, Paraná
M R Sakuma
(43) 3337-0047
Av Santos Dumont 1308
Londrina, Paraná
Marta Maria Furtado Diniz
(43) 3324-3886
Rua Senador Souzaaves 1111
Londrina, Paraná
I M V Inst de Molestias Vasculares S/C
(41) 3339-5599
Al Princesa Isabel 1821
Curitiba, Paraná
Minoru Ikeda
(41) 262-0001
Rua do Herval 1239
Curitiba, Paraná
Ramzi Abdallah El Hosni Junior
Av.Rio de Janeiro 1500 - Sl 904
Londrina, Paraná
Sylvio Carlos Silva Junior
(43) 3324-6979
Martin Luther King 655
Londrina, Paraná
Marcos Afonso Posso
(43) 3324-7543
Av Santos Dumont 520
Londrina, Paraná
Dados Divulgados por
 
Fornecido por: 

Reduzindo os riscos de derrame



24/03/2009

Beber moderadamente pode prevenir o AVC

Redução de até 20% no risco de um derrame, segundo estudo

Sabe aquele hábito de tomar uma cervejinha no final da tarde com os amigos? Ou de saborear um belo uísque doze anos ou alguns cálices de vinho? Essa rotina pode não ser tão ruim aos olhos da medicina. A bebida alcoólica, em proporções moderadas, pula do banco dos réus direto para a condição de mocinho na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. É o que garantem pesquisadores do centro médico da Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo americano, o consumo máximo de uma dose de álcool por dia significa uma redução de até 20% no risco de um derrame. Não obedecer a dosagem "recomendada", porém, pode provocar efeito inverso e ser bem perigoso à saúde. "Doses altas aumentam as chances de se ter um acidente vascular cerebral", reforça Alexandre Pieri, neurologista e coordenador da Unidade de Pronto-Atendimento, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Que poder é esse?

Polifenol encontrado principalmente em sementes de uva - e portanto nos vinhos -, o resveratrol é o grande segredo na relação entre bebidas alcoólicas e a prevenção dos derrames. Pesquisas apontam que essa substância ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, evitando a formação de placas de gordura que obstruem os vasos sangüíneos - uma condição de comprometimento da artéria que leva ao AVC.

O resveratrol ajudaria até mesmo no tratamento das vítimas de derrame. Segundo o médico, isso ocorre por sua capacidade de aumentar os níveis de uma enzima responsável pela recuperação das células nervosas.

"Além disso, o álcool também tem um efeito relaxante importante, uma vez que há evidências de que o estresse tem relação direta com a incidência de AVC", salienta Mario Fernando Peres, neurologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É por isso que não apenas o vinho, mas também uísque, cerveja e outras bebidas alcoólicas também são bem-vindas, com moderação e, de preferência, autorizadas por um médico, é claro.

Entenda o acidente vascular cerebral (AVC)

Popularmente conhecido como derrame, o AVC é caracterizado pelo comprometimento de uma artéria que leva o sangue ao cérebro e, por isso, pode aumentar a pressão local e provocar a morte da vítima.

Há duas formas de AVC: o hemorrágico e o isquêmico....

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535