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Recomendações para dormir bem Rio Branco, Acre

Cultive alguns hábitos saudáveis para dormir melhor. Especialistas ensinam como garantir uma noite de sono tranquila para um despertar revigorado. Entenda sobre os cuidados com o colchão e a postura na cama. "O travesseiro e o colchão são peças fundamentais para a qualidade do sono", diz o ortopedista Eduardo Murilo Novak.

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Recomendações para dormir bem

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20/01/2010

Sono reparador

Especialistas dão dicas de qual a melhor postura e o melhor ambiente para dormir

Uma boa noite de sono é tão importante como alimentar-se bem e praticar exercícios físicos para uma vida saudável. De acordo com o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt, para uma boa noite de sono é necessário ter uma rotina com horários regulares, silêncio, um ambiente escuro, temperatura em torno de 22º C, ventilação, cama limpa e usada somente para dormir e não para trabalhar, estudar ou ver televisão.

O ortopedista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Eduardo Murilo Novak, orienta observar a postura. Ele explica que é importante manter a coluna alinhada e as saliências ósseas (ombros, braços e joelhos) com pouca pressão. “Dormir com a barriga para cima é uma posição confortável, enquanto que a de bruços acaba 'forçando' a coluna para baixo, e por isso não é uma posição indicada. Dormir de lado, com joelhos flexionados e pescoço alinhado também é uma boa posição”, aconselha.

O travesseiro e o colchão são peças fundamentais para a qualidade do sono. Segundo Dr. Novak, um travesseiro muito baixo ou muito alto faz com que a coluna cervical fique fora de seu eixo. Isso afeta os ligamentos, os músculos, as articulações e os nervos do pescoço, podendo produzir dor na região, que inclui ombros e braços. “A coluna, se olhada de frente, é retilínea ou curvilínea em pacientes que têm escoliose, por isso, devemos sempre manter esse alinhamento, seja em pé, seja deitado”, explica o ortopedista.

Já o colchão, independentemente de ter ou não problemas na coluna, o ideal é aquele que mantém a coluna reta e com pouca compressão nas saliências ósseas. Usar um colchão muito macio faz com que a coluna permaneça numa posição "torta", comprimindo as estruturas que a cercam. Um colchão muito duro comprime as saliências ósseas, como ombro, quadris e joelhos.

Colchão adequado

De acordo com o ortopedista, a escolha do colchão deve ser baseada principalmente no peso corporal da pessoa, mas também a altura tem que ser considerada. Deve-se, para tanto, consultar a tabela de densidade de colchões.

Um colchão tem vida útil e o Dr. Novak orienta a virar os colchões de espuma semanalmente, para irem deformando a espuma de modo homogêneo. “Imagine o marido pesando 100 kg, e a esposa 50 kg. O marido sempre dormindo do lado direito....

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