.
 

Oftalmopediatra Itajubá, Minas Gerais

Encontre oftalmopediatria em Itajubá. Conheça os profissionais especializados desta área em sua região, aproveite e leia nossos artigos com tutoriais, dicas e informações relevantes sobre este assunto.

Oftalmopediatra

Fornecido por: 

Não é preciso esperar muito para levar o bebê para sua primeira consulta oftalmológica. “Os cuidados com os olhos são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Na verdade, o primeiro exame é realizado assim que ela nasce. É o chamado teste do olhinho. São observados a cor pupilar (que deve ser preta), o reflexo vermelho da retina e os reflexos à luz. Ou seja, ao acender a luz em um olho, a pupila fecha e o outro olho deve reagir também”, explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, instituto de Moléstias Oculares. Os bebês prematuros, em especial aqueles que nascem com menos de 1,5 kg e vão para a incubadora, precisam de acompanhamento constante do oftalmologista, que perdura por 90 dias, após a alta do hospital, para avaliar se não há nenhuma alteração da retina.

A primeira consulta de rotina

A primeira consulta ao oftalmologista deve acontecer no momento em que houver alguma queixa ou por indicação de um pediatra, com caráter preventivo, ainda no primeiro ano de vida. “O olho é o órgão que mais se desenvolve nos 12 primeiros meses de vida, e aos 7 anos ‘torna-se adulto’. Por isso, o diagnóstico precoce de qualquer patologia é fundamental, pois se o olho for privado de se desenvolver adequadamente em função de alguma patologia, dificilmente irá se desenvolver plenamente após a primeira infância”, destaca a oftalmopediatra do IMO, Maria José Carrari.

A médica ressalta que a criança pequena não precisa contribuir ou participar durante a consulta oftalmológica. “Temos meios para examinar e medir a acuidade visual, inclusive a do recém-nascido, provocando movimentos oculares por excitação, o que já nos revela se a criança enxerga ou não”, diz a oftalmopediatra.

Em casa, os pais podem obse...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535