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Melhore a sua postura física Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Saiba como melhorar a sua postura física. Além da correção estética, a postura correta evita dores e desvios de coluna. Confira as recomendações.

Andrea Farias Guimaraes Finco
(51) 3223-2176
Sao Manoel 1864
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Fabiana Emi Hoshi
(51) 8129-5659
Buenos Aires 80 - 403
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Anelise Martellet Marcant
(51) 9176-4262
Doutor Campos Velho 720 - 304
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Edisneida Thomasi
(51) 3337-1308
Rua Felicissimo de Azevedo 1020 301
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Clarissa Garcia Soares Leães
(51) 3061-8814
R Faria Santos 142
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Anthero Sarmento Ferreira
(51) 3226-3991
Professor Annes Dias 154 - Sl 1101
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Alexandre Zereu
(51) 3331-8011
Rua Castro Alves 433
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Cesar Paim Cavalcanti
(51) 3325-2121
Cristovao Colombo 3550
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Maria Veronica da Silva Santos
(51) 3341-2151
R Sport Club Sao Jose 67 - Sl. 301
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

Dados Divulgados por
Antonio Cardoso dos Santos
(51) 3210-1843
Rua Ramiro Barcelos 2350
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Especialidade
Medicina Física e Reabilitação

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Melhore a sua postura física

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25/11/2009

5 ritmos que garantem sua postura

Encontre na dança uma solução para aliviar dores nas costas, pescoço e braços

A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada, seja no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Tal atitude tem chamado a atenção dos sistemas de saúde de vários países, que já promovem ações para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Entre as opções para alguém se tornar ativo fisicamente, a dança tem merecido destaque, pois é um exercício considerado completo.

Um estudo publicado pelo Journal of Physical Education, Recreation & Dance declarou que a prática é muito mais do que arte ou divertimento. Trata-se de uma extraordinária terapia que auxilia na prevenção, administração e tratamento de doenças físicas e mentais. A lista dos benefícios é longa: aumento da capacidade respiratória, cardíaca e cognitiva, fortalecimento muscular, redução do risco de osteoporose, melhora da autoestima, controle do peso, incremento da sociabilidade, controle da demência, coadjuvante no tratamento de Parkinson etc.

Entre as tantas indicações terapêuticas, a melhora da postura é consequência natural e pode atenuar um mal que incomoda 77% das pessoas que utilizam computadores. Quem nunca sentiu dores no pescoço, nas costas ou nos braços, depois de uma longa jornada de trabalho? O problema não se restringe ao mundo dos adultos, pois um estudo publicado pelo The European Journal of Public Health, revelou que o uso frequente de computadores aumenta o risco de dores lombares e no pescoço entre os adolescentes também.

Alinhar a coluna

Conforme Jussara Miller, bailarina, coreógrafa e professora da Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autora do livro A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klaus Vianna (Summus Editorial), dançar é uma atividade que “promove a consciência do corpo em relação à força da gravidade, possibilitando, dessa forma, uma postura adequada”.

Jussara explica que, em geral, vivemos num estado de ausência corporal e por meio da dança essa condição se modifica. Passamos a compreender como o corpo funciona e, gradativamente, estabelecemos uma “integração com gravidade”. Conforme a bailarina, o reconhecimento das próprias articulações facilita o trabalho de flexibilidade da coluna vertebral, dando espaço aos seus três movimentos: cervical, torácico e lombar. “É aí que o alinhamento postural desperta”.

No...

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