.
 

Melhore a sua postura física Luís Correia PI

Saiba como melhorar a sua postura física. Além da correção estética, a postura correta evita dores e desvios de coluna. Confira as recomendações.

Osmir M Torres
(86) 218-2607
av Pedro Freitas, 2251, São Pedro
Teresina, Piauí
 
Maria AA Chaves
(86) 222-2771
r Anisio de Abreu Sul, 727
Teresina, Piauí
 
Monique MF Tomé
(89) 521-1697
av Euripedes de Aguiar, 546
Floriano, Piauí
 
Maria ZM Galvão
(86) 223-8843
r DR Área Leão Norte, 450, Sul
Teresina, Piauí
 
José AC B Sousa
(86) 221-0699
av Miguel Rosa Sul, 4615
Teresina, Piauí
 
Clínica Recuperar
(86) 223-3101
av Gov Artur de Vasconcelos, 375
Teresina, Piauí
 
Center Clínica Nucelo Terapia Transpessoal
(86) 232-4589
av Miguel Sady, 209, São Cristóvão
Teresina, Piauí
 
JS Borracharia
(86) 236-5501
r Des Manoel Felício Pinto, 2139
Teresina, Piauí
 
Antônio K Sousa
(89) 465-1439
rdv BR SN, Valença do Piauí
Valenca do Piaui, Piauí
 
Ana CC Melo
(86) 221-3465
r Gov Artur Vasconcelos Sul, 375
Teresina, Piauí
 

Melhore a sua postura física

Fornecido por: 



25/11/2009

5 ritmos que garantem sua postura

Encontre na dança uma solução para aliviar dores nas costas, pescoço e braços

A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada, seja no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Tal atitude tem chamado a atenção dos sistemas de saúde de vários países, que já promovem ações para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Entre as opções para alguém se tornar ativo fisicamente, a dança tem merecido destaque, pois é um exercício considerado completo.

Um estudo publicado pelo Journal of Physical Education, Recreation & Dance declarou que a prática é muito mais do que arte ou divertimento. Trata-se de uma extraordinária terapia que auxilia na prevenção, administração e tratamento de doenças físicas e mentais. A lista dos benefícios é longa: aumento da capacidade respiratória, cardíaca e cognitiva, fortalecimento muscular, redução do risco de osteoporose, melhora da autoestima, controle do peso, incremento da sociabilidade, controle da demência, coadjuvante no tratamento de Parkinson etc.

Entre as tantas indicações terapêuticas, a melhora da postura é consequência natural e pode atenuar um mal que incomoda 77% das pessoas que utilizam computadores. Quem nunca sentiu dores no pescoço, nas costas ou nos braços, depois de uma longa jornada de trabalho? O problema não se restringe ao mundo dos adultos, pois um estudo publicado pelo The European Journal of Public Health, revelou que o uso frequente de computadores aumenta o risco de dores lombares e no pescoço entre os adolescentes também.

Alinhar a coluna

Conforme Jussara Miller, bailarina, coreógrafa e professora da Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autora do livro A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klaus Vianna (Summus Editorial), dançar é uma atividade que “promove a consciência do corpo em relação à força da gravidade, possibilitando, dessa forma, uma postura adequada”.

Jussara explica que, em geral, vivemos num estado de ausência corporal e por meio da dança essa condição se modifica. Passamos a compreender como o corpo funciona e, gradativamente, estabelecemos uma “integração com gravidade”. Conforme a bailarina, o reconhecimento das próprias articulações facilita o trabalho de flexibilidade da coluna vertebral, dando espaço aos seus três movimentos: cervical, torácico e lombar. “É aí que o alinhamento postural desperta”.

No...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535