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Melhore a sua postura física Brasília, DF

Saiba como melhorar a sua postura física. Além da correção estética, a postura correta evita dores e desvios de coluna. Confira as recomendações.

Edmilson R Vale
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av Paranoa Q, 13, cj 7 lot 7
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Inst Fisioterapia e Motricidade Humana
(61) 349-4728
r Cln, 313, bl e sl 102
Brasília, DF
 
Mercadão Borracheiro Ltda
(61) 567-0971
r Qe, 40, cj r lot 22
Brasília, DF
 
Antônio Batista Brito
(61) 371-4983
r Qnm, 17, cj a cs 49
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Karfried Kessler
(61) 349-2166
r Hcgn, 716, bl j ap 307
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Núcleo Incentivo A Saúde
(61) 273-3121
r Cln, 211, bl a sl 101
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Clínica Atendimento Fono e Fisioterapia
(61) 381-3729
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Clínica Especializada Fisioterapia Psicologia Ltda
(61) 346-5200
st Shls, 608, Setor Hospitalar Local Sul
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Centro Terapêutico Harmonia
(61) 346-6450
r Seps, 714, bl e sl 317
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Joaquim M Lessa
(61) 302-2872
rdv BR, 2, 2 lot pll
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Melhore a sua postura física

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25/11/2009

5 ritmos que garantem sua postura

Encontre na dança uma solução para aliviar dores nas costas, pescoço e braços

A maioria das pessoas passa boa parte do dia sentada, seja no trabalho, no carro ou assistindo à televisão. Tal atitude tem chamado a atenção dos sistemas de saúde de vários países, que já promovem ações para estimular a adoção de estilos de vida mais saudáveis. Entre as opções para alguém se tornar ativo fisicamente, a dança tem merecido destaque, pois é um exercício considerado completo.

Um estudo publicado pelo Journal of Physical Education, Recreation & Dance declarou que a prática é muito mais do que arte ou divertimento. Trata-se de uma extraordinária terapia que auxilia na prevenção, administração e tratamento de doenças físicas e mentais. A lista dos benefícios é longa: aumento da capacidade respiratória, cardíaca e cognitiva, fortalecimento muscular, redução do risco de osteoporose, melhora da autoestima, controle do peso, incremento da sociabilidade, controle da demência, coadjuvante no tratamento de Parkinson etc.

Entre as tantas indicações terapêuticas, a melhora da postura é consequência natural e pode atenuar um mal que incomoda 77% das pessoas que utilizam computadores. Quem nunca sentiu dores no pescoço, nas costas ou nos braços, depois de uma longa jornada de trabalho? O problema não se restringe ao mundo dos adultos, pois um estudo publicado pelo The European Journal of Public Health, revelou que o uso frequente de computadores aumenta o risco de dores lombares e no pescoço entre os adolescentes também.

Alinhar a coluna

Conforme Jussara Miller, bailarina, coreógrafa e professora da Faculdade de Dança da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), autora do livro A escuta do corpo – sistematização da técnica de Klaus Vianna (Summus Editorial), dançar é uma atividade que “promove a consciência do corpo em relação à força da gravidade, possibilitando, dessa forma, uma postura adequada”.

Jussara explica que, em geral, vivemos num estado de ausência corporal e por meio da dança essa condição se modifica. Passamos a compreender como o corpo funciona e, gradativamente, estabelecemos uma “integração com gravidade”. Conforme a bailarina, o reconhecimento das próprias articulações facilita o trabalho de flexibilidade da coluna vertebral, dando espaço aos seus três movimentos: cervical, torácico e lombar. “É aí que o alinhamento postural desperta”.

No...

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