.
 

Melhore a sua performance durante a caminhada Rio Branco, Acre

Aumente o seu ritmo durante a caminhada. Confira algumas sugestões para potencializar os ganhos físicos proporcionados por esse exercício. Saiba quais são os melhores locais para praticar esse esporte.

T. M. Spuldaro Esportes - Me
(68) 3223-1068
r Quintino Bocaiúva, 1394, Lj A, Bsq
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Bilhares Coli
(68) 3224-2807
r Cel Brandão, 85, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Casa do Pescador
(68) 3224-2093
tv Capitania, 14, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
TM Spuldaro Esportes
(68) 3223-1068
tv Guaporé, 175 lj 2, Cerâmica
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
AM de Abreu
(68) 3026-1387
r Epaminondas Jacome, 1020, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Lambari Pesca
(68) 3223-4472
cj Marcado Novo, 85 Box 38, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Ciclo Forma Comércio e Serviços
(68) 3225-5819
etr Calafate, 1064 Conjunto Nova Esperança, Rio Branco
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
H.j.rodrigues Filho
(68) 3223-7766
av Getúlio Vargas, 1586, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Casa da Sinuca
(68) 3244-2423
Boul Augusto Monteiro, 495, Quinze
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Pratick Esporte
(68) 3225-5525
r Campo Grande, 394, João Eduardo I
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Melhore a sua performance durante a caminhada

Fornecido por: 



09/11/2009

Caminhada: onde praticar

O local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do exercício

Qualquer um pode praticar a caminhada, mas o local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do mais democrático dos exercícios.

Emagrecer, tonificar os músculos, aumentar a eficiência do sistema imunológico, diminuir o estresse, ficar longe da depressão... — ufa! E olhe que essa lista de benefícios proporcionados pela caminhada, apesar de longa, nem está completa. Para ganhar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. O exercício precisa ser praticado três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo. E por onde você anda também conta bastante (veja os quadros ao longo desta reportagem). Para começo de conversa, o local escolhido para caminhar pode favorecer ou não o número de passadas. Um estudo realizado na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revela que, para manter a saúde do coração em dia, é preciso conseguir a marca de 100 passos por minuto, em média.

Na rua

As calçadas estão ao alcance de todos. Veja quais são os pontos de atenção antes de caminhar por elas:

Os obstáculos

Calçadas quebradas e raízes de árvores são um perigo, sobretudo para quem já tem mais idade. Além disso, a necessidade de desviar de outras pessoas e de parar na hora de atravessar a rua atrapalha a continuidade do exercício e exige muito mais atenção. Mesmo assim — aliás, ironicamente por causa disso tudo —, há uma vantagem em caminhar na rua. “A multilateralidade é mais estimulada”, diz o fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pessoa melhora a noção do espaço olhando para todos os lados, não só para a linha do horizonte.

Onde há fumaça...

tem prejuízo para a saúde. Caminhar em vias poluídas é tão prejudicial quanto ficar parado no trânsito respirando a fumaceira dos escapamentos. Durante a prática da caminhada, entra mais ar nos pulmões. Tudo bem que, entre um passo aqui e acolá, a expiração aumenta na mesma medida. De qualquer forma, o ideal mesmo é evitar ficar exposto à poluição — o que, com o tempo, pode levar a um comprometimento pulmonar semelhante ao de um fumante.

Na esteira “Uma das vantagens desse equipamento é o fa...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535