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Melhore a sua performance durante a caminhada Luís Correia PI

Aumente o seu ritmo durante a caminhada. Confira algumas sugestões para potencializar os ganhos físicos proporcionados por esse exercício. Saiba quais são os melhores locais para praticar esse esporte.

Mavelu Sports
(86) 3221-2003
Rua Eliseu Martins, 1198 A - Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Ajax
(86) 3221-2078
r Des Freitas, 1470 s 3, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Sportiva
(86) 3226-1191
r 13 de Maio Norte, 357, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Globo Esporte
(86) 9412-6819
r 13 Maio Norte, 451, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Centro Esportivo
(86) 3221-3917
av Ininga, 1201 lj V 74, Joquei Clube
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Mercadão dos Esportes
(86) 3221-3185
rFélix Pacheco, 1286, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Comercial Carlos
(86) 3221-7536
r Félix Pacheco, 1290, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Radical Tênis e Esports
(86) 3233-7050
r Júlio Mendes, 50, Fátima
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Casa do Atleta
(86) 3221-4840
r Coelho Rodrigues, 1213, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Piartsports
(86) 3222-2699
r Barroso Sul, 562 Sul, Centro
Teresina, Piauí

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Melhore a sua performance durante a caminhada

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09/11/2009

Caminhada: onde praticar

O local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do exercício

Qualquer um pode praticar a caminhada, mas o local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do mais democrático dos exercícios.

Emagrecer, tonificar os músculos, aumentar a eficiência do sistema imunológico, diminuir o estresse, ficar longe da depressão... — ufa! E olhe que essa lista de benefícios proporcionados pela caminhada, apesar de longa, nem está completa. Para ganhar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. O exercício precisa ser praticado três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo. E por onde você anda também conta bastante (veja os quadros ao longo desta reportagem). Para começo de conversa, o local escolhido para caminhar pode favorecer ou não o número de passadas. Um estudo realizado na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revela que, para manter a saúde do coração em dia, é preciso conseguir a marca de 100 passos por minuto, em média.

Na rua

As calçadas estão ao alcance de todos. Veja quais são os pontos de atenção antes de caminhar por elas:

Os obstáculos

Calçadas quebradas e raízes de árvores são um perigo, sobretudo para quem já tem mais idade. Além disso, a necessidade de desviar de outras pessoas e de parar na hora de atravessar a rua atrapalha a continuidade do exercício e exige muito mais atenção. Mesmo assim — aliás, ironicamente por causa disso tudo —, há uma vantagem em caminhar na rua. “A multilateralidade é mais estimulada”, diz o fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pessoa melhora a noção do espaço olhando para todos os lados, não só para a linha do horizonte.

Onde há fumaça...

tem prejuízo para a saúde. Caminhar em vias poluídas é tão prejudicial quanto ficar parado no trânsito respirando a fumaceira dos escapamentos. Durante a prática da caminhada, entra mais ar nos pulmões. Tudo bem que, entre um passo aqui e acolá, a expiração aumenta na mesma medida. De qualquer forma, o ideal mesmo é evitar ficar exposto à poluição — o que, com o tempo, pode levar a um comprometimento pulmonar semelhante ao de um fumante.

Na esteira “Uma das vantagens desse equipamento é o fa...

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