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Melhore a sua performance durante a caminhada Jataí GO

Aumente o seu ritmo durante a caminhada. Confira algumas sugestões para potencializar os ganhos físicos proporcionados por esse exercício. Saiba quais são os melhores locais para praticar esse esporte.

Sport e Cia
(62) 3311-5325
r 15 Dezembro, 240 lj 1, S Central
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
Apollo Centro
(62) 3225-8821
av C 206, 611 Qd 503 Lt 01, Jardim América
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Casa do Atleta
(62) 3223-5706
av Dep Jamel Cecílio, 3300 Lj P20, Jardim Goiás
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Last Station Artigos Esportivos Ltda
(62) 3943-5160
av Goiás, 650 lj 2, S Central
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
By Sport
(62) 3324-3636
r 7 de Setembro, 511, S Central
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
Atleta Esportes
(62) 3242-8889
av T 4 Q 124, 466 lt 7/15E s 107/1, Setor Bueno
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Areião Esportes
(62) 3281-3434
r 90 Q F43a, 2000 lt 164, Setor Marista
Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Sport & Cia
(62) 3311-5325
r 7 de Setembro, 382, S Central
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
Beira Rio Pesca Camping e Esportes
(62) 3324-0680
r Gal Joaquim Inácio, 239, S Central
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
Performance Bike Shopping
(62) 3099-6769
r Braz Cordeiro Morais, 45 Rua, Vila Industrial
Anápolis, Goiás

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Melhore a sua performance durante a caminhada

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09/11/2009

Caminhada: onde praticar

O local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do exercício

Qualquer um pode praticar a caminhada, mas o local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do mais democrático dos exercícios.

Emagrecer, tonificar os músculos, aumentar a eficiência do sistema imunológico, diminuir o estresse, ficar longe da depressão... — ufa! E olhe que essa lista de benefícios proporcionados pela caminhada, apesar de longa, nem está completa. Para ganhar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. O exercício precisa ser praticado três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo. E por onde você anda também conta bastante (veja os quadros ao longo desta reportagem). Para começo de conversa, o local escolhido para caminhar pode favorecer ou não o número de passadas. Um estudo realizado na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revela que, para manter a saúde do coração em dia, é preciso conseguir a marca de 100 passos por minuto, em média.

Na rua

As calçadas estão ao alcance de todos. Veja quais são os pontos de atenção antes de caminhar por elas:

Os obstáculos

Calçadas quebradas e raízes de árvores são um perigo, sobretudo para quem já tem mais idade. Além disso, a necessidade de desviar de outras pessoas e de parar na hora de atravessar a rua atrapalha a continuidade do exercício e exige muito mais atenção. Mesmo assim — aliás, ironicamente por causa disso tudo —, há uma vantagem em caminhar na rua. “A multilateralidade é mais estimulada”, diz o fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pessoa melhora a noção do espaço olhando para todos os lados, não só para a linha do horizonte.

Onde há fumaça...

tem prejuízo para a saúde. Caminhar em vias poluídas é tão prejudicial quanto ficar parado no trânsito respirando a fumaceira dos escapamentos. Durante a prática da caminhada, entra mais ar nos pulmões. Tudo bem que, entre um passo aqui e acolá, a expiração aumenta na mesma medida. De qualquer forma, o ideal mesmo é evitar ficar exposto à poluição — o que, com o tempo, pode levar a um comprometimento pulmonar semelhante ao de um fumante.

Na esteira “Uma das vantagens desse equipamento é o fa...

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