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Melhore a sua performance durante a caminhada Craíbas AL

Aumente o seu ritmo durante a caminhada. Confira algumas sugestões para potencializar os ganhos físicos proporcionados por esse exercício. Saiba quais são os melhores locais para praticar esse esporte.

Jose Cicero de Lima - Me
(82) 3320-3834
r Cleto Campelo, 51, Jacintinho
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Hall do Tenista
(82) 3231-1097
r Jangadeiros Alagoanos, 1481 lj 2, Pajuçara
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Jose Manoel da Silva Vestuario - Me
(82) 3221-5682
av Moreira Lima, 345, Lj B, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Movimento
(82) 3338-3713
av Fernandes Lima, 3700 lj 28
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Magazine Só Esporte
(82) 3336-3359
r Sol, 237, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Guerrise Artigos Esportivos Ltda
(82) 3377-3298
av Alm Álvaro Calheiros, 342 lj 8, Mangabeiras
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Rd Comercio Ltda - Me
(82) 3231-7114
r Praia, 186, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Geracao Fitness Artigos Esportivos Ltda-me
(82) 3337-5336
r Constança de Goés Monteiro,Da, 294, Poço
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
D G V C da Silva - Me
(82) 3231-1850
r Mário de Gusmão,Eng, 372, Gal Boulevard Center Lj 6, Ponta Verde
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Almeida & Miranda Ltda
(82) 3223-5674
r Comércio, 659, Centro
Maceió, Alagoas

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Melhore a sua performance durante a caminhada

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09/11/2009

Caminhada: onde praticar

O local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do exercício

Qualquer um pode praticar a caminhada, mas o local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do mais democrático dos exercícios.

Emagrecer, tonificar os músculos, aumentar a eficiência do sistema imunológico, diminuir o estresse, ficar longe da depressão... — ufa! E olhe que essa lista de benefícios proporcionados pela caminhada, apesar de longa, nem está completa. Para ganhar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. O exercício precisa ser praticado três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo. E por onde você anda também conta bastante (veja os quadros ao longo desta reportagem). Para começo de conversa, o local escolhido para caminhar pode favorecer ou não o número de passadas. Um estudo realizado na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revela que, para manter a saúde do coração em dia, é preciso conseguir a marca de 100 passos por minuto, em média.

Na rua

As calçadas estão ao alcance de todos. Veja quais são os pontos de atenção antes de caminhar por elas:

Os obstáculos

Calçadas quebradas e raízes de árvores são um perigo, sobretudo para quem já tem mais idade. Além disso, a necessidade de desviar de outras pessoas e de parar na hora de atravessar a rua atrapalha a continuidade do exercício e exige muito mais atenção. Mesmo assim — aliás, ironicamente por causa disso tudo —, há uma vantagem em caminhar na rua. “A multilateralidade é mais estimulada”, diz o fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pessoa melhora a noção do espaço olhando para todos os lados, não só para a linha do horizonte.

Onde há fumaça...

tem prejuízo para a saúde. Caminhar em vias poluídas é tão prejudicial quanto ficar parado no trânsito respirando a fumaceira dos escapamentos. Durante a prática da caminhada, entra mais ar nos pulmões. Tudo bem que, entre um passo aqui e acolá, a expiração aumenta na mesma medida. De qualquer forma, o ideal mesmo é evitar ficar exposto à poluição — o que, com o tempo, pode levar a um comprometimento pulmonar semelhante ao de um fumante.

Na esteira “Uma das vantagens desse equipamento é o fa...

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