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Melhore a sua performance durante a caminhada Corumbá, Mato Grosso do Sul

Aumente o seu ritmo durante a caminhada. Confira algumas sugestões para potencializar os ganhos físicos proporcionados por esse exercício. Saiba quais são os melhores locais para praticar esse esporte.

Costa Comercio e Representacoes Ltda Me
(67) 3356-7171
r Cardoso de Almeida, 146, Jd São Lourenço
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Jacare Caca e Pesca Ltda-me
(67) 3326-9780
av Júlio de Castilho, 1666, Vl Alba
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Fox Acessorios Esportivos Ltd - Me
(67) 3325-2420
r Rui Barbosa, 1980, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Chegada do Pescador
(67) 3384-5451
av Salgado Filho, 2087, Amambaí
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Vitoria Esportes Ltda Me
(67) 3026-7349
r Maracaju, 138, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Matoso & Romeiro Ltda - Me
(67) 3352-4833
av Mato Grosso, 2119, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Benedito Francisco Alves
(67) 3321-7188
r Jandaira, 108, Sl Fr, Prq Novos Estados
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Toys Skate Shop Ltda
(67) 3382-5186
r Rui Barbosa, 1485, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Mafalda Pesca Ltda - Me
(67) 3331-5162
r Brilhante, 1195, Vl Bandeirante
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Olimpiadas Esportes e Comercio Ltda Epp
(67) 3314-2000
r Maracaju, 126, Sj, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Melhore a sua performance durante a caminhada

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09/11/2009

Caminhada: onde praticar

O local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do exercício

Qualquer um pode praticar a caminhada, mas o local escolhido para bater pernas pode potencializar alguns ganhos do mais democrático dos exercícios.

Emagrecer, tonificar os músculos, aumentar a eficiência do sistema imunológico, diminuir o estresse, ficar longe da depressão... — ufa! E olhe que essa lista de benefícios proporcionados pela caminhada, apesar de longa, nem está completa. Para ganhar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. O exercício precisa ser praticado três vezes por semana, durante 30 minutos, no mínimo. E por onde você anda também conta bastante (veja os quadros ao longo desta reportagem). Para começo de conversa, o local escolhido para caminhar pode favorecer ou não o número de passadas. Um estudo realizado na Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, revela que, para manter a saúde do coração em dia, é preciso conseguir a marca de 100 passos por minuto, em média.

Na rua

As calçadas estão ao alcance de todos. Veja quais são os pontos de atenção antes de caminhar por elas:

Os obstáculos

Calçadas quebradas e raízes de árvores são um perigo, sobretudo para quem já tem mais idade. Além disso, a necessidade de desviar de outras pessoas e de parar na hora de atravessar a rua atrapalha a continuidade do exercício e exige muito mais atenção. Mesmo assim — aliás, ironicamente por causa disso tudo —, há uma vantagem em caminhar na rua. “A multilateralidade é mais estimulada”, diz o fisiologista do exercício Paulo Roberto Correia, da Universidade Federal de São Paulo. Ou seja, a pessoa melhora a noção do espaço olhando para todos os lados, não só para a linha do horizonte.

Onde há fumaça...

tem prejuízo para a saúde. Caminhar em vias poluídas é tão prejudicial quanto ficar parado no trânsito respirando a fumaceira dos escapamentos. Durante a prática da caminhada, entra mais ar nos pulmões. Tudo bem que, entre um passo aqui e acolá, a expiração aumenta na mesma medida. De qualquer forma, o ideal mesmo é evitar ficar exposto à poluição — o que, com o tempo, pode levar a um comprometimento pulmonar semelhante ao de um fumante.

Na esteira “Uma das vantagens desse equipamento é o fa...

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