.
 

Investigando a ação da medicação psicotrópica Aldeias Altas MA

Conheça o estudo sobre os efeitos da medicação psicotrópica. O autor destaca a relação dela com os eventos cardiovasculares. "A interrelação entre distúrbios emocionais e doenças cardiovasculares é complexa e bidirecional: por um lado, depressão é um fator de risco independente para doença cardiovascular; por outro lado, as cardiopatias podem causar ou deflagrar a instalação de sintomas depressivos", ele cita.

Dra. Iara Paiva - Con-viver Espaço clínico
(99) 3524-2186
Rua Godofredo Viana, 635 10. andar centro (entre ruas magalhães de Almeida
Imperatriz, Maranhão
 
Centro Integrado Psico
(99) 3524-6497
r São José 679, Bom Jesus
Imperatriz, Maranhão

Dados Divulgados por
Clínica de Psicologia Infantil
(98) 3227-6164
r Laranjeiras, 19 qd 62
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Diana Régia Meireles Saraiva
(99) 3524-2964
av Getúlio Vargas, 1143
Imperatriz, Maranhão

Dados Divulgados por
Consultório de Psicologia
(98) 3227-0590
av Cel Colares Moreira, 23 lt 1 Sl4
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Venusia Ribeiro Milhomem
(99) 3525-0045
av Dorgival Pinheiro Sousa, 820 an 1, Centro
Imperatriz, Maranhão

Dados Divulgados por
Brasil, Cláudia K V
(98) 3268-6567
r Mitra, 10 qd 21 An s 208, Jardim Renascença
São Luís, Maranhão

Dados Divulgados por
Centro de Atendimento Psicológico
(99) 3524-1452
r Benedito Leite 629, Centro
Imperatriz, Maranhão

Dados Divulgados por
faculdade
(99) 3526-2224
rua projetada
imperatriz, Maranhão
 
Dayse L Cavalcante
(99) 3525-2844
r Alagoas 146 A, Juçara
Imperatriz, Maranhão

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Investigando a ação da medicação psicotrópica

Fornecido por: 



21/01/2010

Medicação psicotrópica e eventos cardiovasculares

Existe uma conexão? Resultados do estudo WISE

Introdução

Há muito se fala que depressão aumenta o risco de doença cardiovascular. Embora com evidências menos sólidas, ansiedade também é apontada como fator de risco cardiovascular.

A interrelação entre distúrbios emocionais e doenças cardiovasculares é complexa e bidirecional: por um lado, depressão é um fator de risco independente para doença cardiovascular; por outro lado, as cardiopatias podem causar ou deflagrar a instalação de sintomas depressivos.

Discute-se também o quanto este risco cardiovascular aumentado é atribuído ao distúrbio emocional per se e o quanto é devido a outros fatores associados ou secundários à condição psíquica, como, por exemplo, aumento de frequência cardíaca e pressão arterial, estilo de vida não-saudável, má aderência ao tratamento e mesmo o uso de medicamentos psicotrópicos.

Neste sentido, uma subanálise do estudo Women's Ischemia Syndrome Evaluation (WISE),1 recentemente publicada na revista Heart, traz uma oportunidade para uma breve revisão e reflexão a respeito da influência de medicamentos usados em depressão e ansiedade sobre as doenças cardiovasculares.

O estudo

O estudo WISE incluiu mulheres com sintomas de isquemia miocárdica que se submeteram a cateterismo cardíaco. Não foram incluídas, entre outras, mulheres com cardiomiopatia, doença valvar ou congênita significativa, insuficiência cardíaca classe funcional IV (NYHA) ou infarto do miocárdio recente. A idade média das participantes foi em torno de 57 anos.

Este subestudo comparou a evolução clínica de 4 grupos definidos de acordo com o relato de uso de “antidepressivos” e “ansiolíticos, sedativos ou hipnóticos” nas 6 semanas que antecederam o estudo. Assim, os 4 grupos foram:

∗ sem medicação (n=352);
∗ apenas ansiolíticos (n=67);
∗ apenas antidepressivos (n=58);
∗ uso combinado de antidepressivos + ansiolíticos (n=39).

Durante um tempo mediano de observação prospectiva de 5,9 anos, ocorreram 81 (15,6%) novos eventos cardiovasculares e 46 (8,8%) mortes por qualquer causa.

Em uma análise não ajustada, o uso de antidepressivo associou-se a eventos cardiovasculares subsequentes (HR 2,16, IC 95% 1,21 a 3,93) e morte (HR 2,15, IC 95% 1,16 a 3,98). Já o uso de ansiolítico isoladamente não se relacionou com pior evolução.

Em uma análise multivariada (regressão ...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535