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Evitando a osteoporose Rio Branco, Acre

"A ingestão de cálcio em todas as fases da vida está diretamente relacionada com o desenvolvimento da osteoporose", diz a nutricionista Cristina Martins. Ela descreve a importância desse mineral para a saúde. Confira os alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose.

Gilcilene de Souza Almada Pereira de Araujo
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Antonio Lisboa Carneiro Braga
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Evitando a osteoporose

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03/12/2008

Ossos e envelhecimento

Cálcio: nutriente contra a osteoporose

A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos relata que mais da metade das pessoas acima de 75 anos desenvolvem osteoporose. Isso porque, conforme envelhecemos, a degradação óssea torna-se mais rápida do que a reconstrução. Se a alimentação do indivíduo é pobre em cálcio, logo a osteoporose aparece, resultando em ossos fracos que podem quebrar-se facilmente.

A ingestão de cálcio – e a falta dela -, em todas as fases da vida, está diretamente relacionada com o desenvolvimento da osteoporose. O cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes, mas não é apenas essa a sua função. O coração precisa dele para bater, os músculos para contrair e relaxar, o sangue para coagular e os nervos para transmitir mensagens. Se não houver a ingestão suficiente desse mineral, o corpo retira o cálcio dos ossos para manter o coração e os músculos trabalhando adequadamente. E, se o cálcio retirado não for reposto por meio de alimentos, os ossos ficarão fracos, resultando nos “ossos porosos” da osteoporose.   Na terceira idade, é quando o indivíduo sofre as conseqüências da falta de ingestão de cálcio ao longo de sua vida. Entretanto, os idosos podem manter a osteoporose sob controle, consumindo cálcio o suficiente para reparar os ossos e retardar a perda óssea.   Existem muitos alimentos que são fonte de cálcio e também de outros nutrientes. O leite, por exemplo, também oferece vitamina D, que melhora a absorção de cálcio. Os produtos de lacticínio, como iogurte e queijo, contêm as maiores quantidades do mineral. Outras fontes incluem sardinhas enlatadas com ossos, amêndoas, brócolis, couve e outras folhas verde-escuras.   É importante lembrar que, muitos produtos ricos em cálcio, principalmente o leite integral, queijos e sorvetes são também ricos em gordura e colesterol. Portanto, opte por produtos desnatados e queijos pobres em gordura como o cottage e o leite magro.   Para ajudar no fortalecimento ósseo, os exercícios são grandes aliados, pois aumentam a eficácia da absorção e conservação do cálcio. Também são indicadas exposições ao sol, de forma controlada, duas ou três vezes por semana, de dez a quinze minutos, pois luz solar ajuda na produção da vitamina D.   Então, não importando a fase da vida em que você esteja, escolha alimentos ric...

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