.
 

Evitando a osteoporose Craíbas AL

"A ingestão de cálcio em todas as fases da vida está diretamente relacionada com o desenvolvimento da osteoporose", diz a nutricionista Cristina Martins. Ela descreve a importância desse mineral para a saúde. Confira os alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose.

Marlon Roberio Goncalves Fernandes
(08) 2521-2566
Rua Sao Francisco 470
Arapiraca, Alagoas
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
Vivianne Rocha de Santa Rosa
(82) 3355-8012
R Artur Bulhoes 93
Maceio, Alagoas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Adeisa Maria Toledo Lyra
(82) 3305-5025
Av Governador Osman Loureiro 49 - Sala 309Centro Empres. Bussiness Tower
Maceio, Alagoas
Especialidade
Medicina do Trabalho

Dados Divulgados por
Lucia Coelho Xavier
822-1217
Av Comendador Gustavo Paiva 2990 - Centro Medico Iguatemi
Maceio, Alagoas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Roseana Porto Farias
(82) 3221-1447
Praça Afrênio Jorge 54 - ( Praça da Faculdade)
Maceio, Alagoas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Otavio Cristiano Leite Cavalcante
(82) 3337-3191
Rua José Freire Moura 235 - 104
Maceio, Alagoas
Especialidade
Medicina de Família e Comunidade

Dados Divulgados por
Thais de Paiva Torres Cardoso
(82) 3336-5957
R Goncalves Dias 207
Maceio, Alagoas
Especialidade
Nutrologia

Dados Divulgados por
Marshal Italo Barros Fontes
Rua Prof. Silveira Camerino 1065
Maceio, Alagoas
Especialidade
Genética Médica

Dados Divulgados por
Martins Pinto
(08) 2221-9311
Rua Buarque de Macedo 576
Maceio, Alagoas
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
João Manoel Veras Vieira
(82) 3377-1911
Av. João Davino 799
Maceio, Alagoas
Especialidade
Patologia Clínica/Medicina Laboratorial

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Evitando a osteoporose

Fornecido por: 



03/12/2008

Ossos e envelhecimento

Cálcio: nutriente contra a osteoporose

A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos relata que mais da metade das pessoas acima de 75 anos desenvolvem osteoporose. Isso porque, conforme envelhecemos, a degradação óssea torna-se mais rápida do que a reconstrução. Se a alimentação do indivíduo é pobre em cálcio, logo a osteoporose aparece, resultando em ossos fracos que podem quebrar-se facilmente.

A ingestão de cálcio – e a falta dela -, em todas as fases da vida, está diretamente relacionada com o desenvolvimento da osteoporose. O cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes, mas não é apenas essa a sua função. O coração precisa dele para bater, os músculos para contrair e relaxar, o sangue para coagular e os nervos para transmitir mensagens. Se não houver a ingestão suficiente desse mineral, o corpo retira o cálcio dos ossos para manter o coração e os músculos trabalhando adequadamente. E, se o cálcio retirado não for reposto por meio de alimentos, os ossos ficarão fracos, resultando nos “ossos porosos” da osteoporose.   Na terceira idade, é quando o indivíduo sofre as conseqüências da falta de ingestão de cálcio ao longo de sua vida. Entretanto, os idosos podem manter a osteoporose sob controle, consumindo cálcio o suficiente para reparar os ossos e retardar a perda óssea.   Existem muitos alimentos que são fonte de cálcio e também de outros nutrientes. O leite, por exemplo, também oferece vitamina D, que melhora a absorção de cálcio. Os produtos de lacticínio, como iogurte e queijo, contêm as maiores quantidades do mineral. Outras fontes incluem sardinhas enlatadas com ossos, amêndoas, brócolis, couve e outras folhas verde-escuras.   É importante lembrar que, muitos produtos ricos em cálcio, principalmente o leite integral, queijos e sorvetes são também ricos em gordura e colesterol. Portanto, opte por produtos desnatados e queijos pobres em gordura como o cottage e o leite magro.   Para ajudar no fortalecimento ósseo, os exercícios são grandes aliados, pois aumentam a eficácia da absorção e conservação do cálcio. Também são indicadas exposições ao sol, de forma controlada, duas ou três vezes por semana, de dez a quinze minutos, pois luz solar ajuda na produção da vitamina D.   Então, não importando a fase da vida em que você esteja, escolha alimentos ric...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535