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Estudando os benefícios da alimentação colorida Aquiraz CE

Entenda porque preparar um prato colorido contribui para reforçar a saúde. A nutricionista Daniela Jobst explica os valores nutricionais encontrados nas cores. "A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, isto é, o princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenção de doenças", ela justifica.

Academia Livremente
(41) 453-4036
r Dezenove de Dezembro SN
Matinhos, Paraná
 
Casa da Criança de Campestre
(353) 743-1620
r Doutor Francisco Capobianco, 673
Campestre, Minas Gerais
 
Creche Municipal Vereador Aloysio de Menezes Greenhalgh
(113) 768-5894
r Francisco Patti,Dr, 375, PRQ Terceiro Lago
São Paulo, São Paulo
 
Semicirculo Academia de Ginástica e Dança Ltda
(41) 338-7170
r Tapajós, 925, São Francisco
Curitiba, Paraná
 
Academia de Natação Corpo e Água Ltda
(313) 371-2155
r Humaitá, 378, Padre Eustaquio
Belo Horizonte, Minas Gerais
 
Escola de Natação Kriger Solfer Sc Ltda
(41) 244-2142
al Dom Pedro II, 825, Batel
Curitiba, Paraná
 
In Deile Fitnes
(41) 338-0031
r Professor Milton Carneiro, 45, Pilarzinho
Curitiba, Paraná
 
Murilo Fulgencio Castro e Cia Ltda
(343) 333-7133
r Alf N Paix O, 740
Uberaba, Minas Gerais
 
Perfect Shape Center
(323) 215-9841
av Barão do Rio Branco, 1963, Santa Terezinha
Juiz de Fora, Minas Gerais
 
Academia Movimento
(43) 733-4299
r Sergipe, 650, Andirá
Andira, Paraná
 

Estudando os benefícios da alimentação colorida

Fornecido por: 



10/11/2009

Por que montar um prato colorido faz tão bem à saúde?

Veja a explicação

A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e/ou fitoquímicos, isto é, o princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenção de doenças.

Quanto mais cor houver no prato seu prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante. Segundo a nutricionista funcional, Daniela Jobst, o ideal é que se atinja no mínimo de 3-4 cores diferentes nas refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar.

Evite monotonia das cores

É importante evitar a monotonia das cores. Caso já tenha pego uma folha verde escura, não perca tempo se esforçando para pegar outra, tente acrescentar cores e não quantidades no seu prato. “Ao final da montagem do prato certifique-se que as cores estão variadas, além de mais nutritivo, as cores deixam o prato mais atrativo”, explica.

Benefícios de cada cor

Alimentos laranja

Os alimentos laranja (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina), são ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno assim como alguns fitoquímicos chamados de bioflavonoides, excelentes no auxílio de retenção hídrica e nos processos inflamatórios. A vitamina C atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele.

Alimentos amarelo

Já os amarelos são ricos em vitamina A e antioxidantes como betacaroteno e luteína. Eles são ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo.

A vitamina C também está presente nos alimentos amarelos, e atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Dos alimentos amarelos, podemos destacar o abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit.

Alimentos vermelhos

O pimentão, tomate, beterraba, repolho roxo, maçã, morango, uva vermelha, melancia e cereja estão na classificação dos alimentos vermelhos e apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Ainda apresentam flavonoides, que são fitoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o estresse. Além dos citados acima, podemos destacar também o caqui, framboesa, goiaba, pitanga e romã.

Alimentos...

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