.
 

Estudando os benefícios da alimentação colorida Águas Lindas de Goiás, Goiás

Entenda porque preparar um prato colorido contribui para reforçar a saúde. A nutricionista Daniela Jobst explica os valores nutricionais encontrados nas cores. "A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e fitoquímicos, isto é, o princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenção de doenças", ela justifica.

Jobson De Paula Personal Trainer
(62) 8136-3111
r Jussara Q 36a, s/n Lt 04, Vl Brasília
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Real Privê
(62) 3249-4747
rod BR 153, s/n lt 11 c 1, Sit Santa Luzia
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Academia Atlheta
(62) 3261-6987
r 301 Q A, 236 lt 2, Setor Leste Universitário
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
O Bicicleteiro
(62) 3097-4026
av Br Rio Branco, s/n qd 35 lt 18
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Academia Energia Aquática
(62) 3093-6564
av Boulevard C Arcos, 335 Qd 29 Lt 2, Goiânia 2
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Academia Agos
(62) 3225-3446
av Pires Fernandes Q 42a, 455 lt 8 an 3O. A, Setor Aeroporto
Goiania, Goiás

Dados Divulgados por
Cross Bike
(62) 3280-2171
av S Paulo, Qd 7 Lt 1 Vila Brasília
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Leandro Rodrigues Personal Trainer
(62) 9181-7740
Rua: Celso M. Pereira Q 48 Lt18 São Carlos
Anápolis , Goiás
 
Ciclo Universo
(62) 3282-1609
r Aruanã Q 9, s/n lt 18 s 2, Jd Bela Vista
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Estância MM
(62) 3282-0155
r Goiás, s/n Qd A Lts 01/12, Ns de Lourdes
Aparecida de Goiânia, Goiás

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Estudando os benefícios da alimentação colorida

Fornecido por: 



10/11/2009

Por que montar um prato colorido faz tão bem à saúde?

Veja a explicação

A cor de cada alimento representa uma predominância de certos nutrientes e/ou fitoquímicos, isto é, o princípio ativo contido no alimento capaz de trazer benefícios e prevenção de doenças.

Quanto mais cor houver no prato seu prato, mais tipos de substâncias que ajudam a combater os radicais livres vão ser ingeridas, pois cada alimento nos dá um tipo diferente de antioxidante. Segundo a nutricionista funcional, Daniela Jobst, o ideal é que se atinja no mínimo de 3-4 cores diferentes nas refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar.

Evite monotonia das cores

É importante evitar a monotonia das cores. Caso já tenha pego uma folha verde escura, não perca tempo se esforçando para pegar outra, tente acrescentar cores e não quantidades no seu prato. “Ao final da montagem do prato certifique-se que as cores estão variadas, além de mais nutritivo, as cores deixam o prato mais atrativo”, explica.

Benefícios de cada cor

Alimentos laranja

Os alimentos laranja (cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina), são ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno assim como alguns fitoquímicos chamados de bioflavonoides, excelentes no auxílio de retenção hídrica e nos processos inflamatórios. A vitamina C atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele.

Alimentos amarelo

Já os amarelos são ricos em vitamina A e antioxidantes como betacaroteno e luteína. Eles são ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e dos cabelos, além de beneficiar a visão noturna e aumentar a imunidade do organismo.

A vitamina C também está presente nos alimentos amarelos, e atua como antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Dos alimentos amarelos, podemos destacar o abacaxi, ameixa, caju, carambola, damasco, mamão, milho, pimentão amarelo, melão, limão e grapefruit.

Alimentos vermelhos

O pimentão, tomate, beterraba, repolho roxo, maçã, morango, uva vermelha, melancia e cereja estão na classificação dos alimentos vermelhos e apresentam antioxidantes como o licopeno e a vitamina C. Ainda apresentam flavonoides, que são fitoquímicos antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças crônicas como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Os alimentos vermelhos atuam na proteção contra diversas doenças e o estresse. Além dos citados acima, podemos destacar também o caqui, framboesa, goiaba, pitanga e romã.

Alimentos...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535