.
 

Entendendo o glaucoma Boa Vista, Roraima

"Glaucoma é uma doença ocular caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular que provoca dano no nervo óptico e gera comprometimento do campo visual", define o oftalmologista Guilherme Quinto. Saiba quais são as formas de tratamento. Ele descreve os detalhes sobre essa patologia.

Paulo Emilio Mello Oliveira
(95) 224-3271
av Getulio Vargas, 923, e, Centro
Boa Vista, Roraima
 
DR Aurino José da Silva
(95) 224-4748
av Bejamin Constant, 636, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Rocha DR
(95) 624-1129
av Ville Roy, 122, e, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Iate Clube Boa Vista
(95) 623-4309
r Deuzita Mutran Paracat, 100
Boa Vista, Roraima
 
Dra Zara Fátima Botelho de Oliveira
(95) 224-7999
r Araújo Fl, 659, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Clube Oficiais PM
(95) 623-2364
av Capitão ENE Garcez, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Clube Oficiais 6 Bec
(95) 623-8996
av Cap e Arcez SN
Boa Vista, Roraima
 
Fernando José Martins Ferreira
(95) 224-1433
r Barreto Leite, 46, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Centro Psicoterapico Lotti Iris
(95) 224-0104
r Barreto Leite, 46, Centro
Boa Vista, Roraima
 
Luiz Renerys Lima Pinheiro
(95) 224-8437
tv Expedicionarios, 79, Centro
Boa Vista, Roraima
 

Entendendo o glaucoma

Fornecido por: 



09/09/2009

O que é Glaucoma?

Em resposta aos internautas, Dr. Guilherme Quinto esclarece o assunto

Os assuntos relacionados às doenças dos olhos tem interessado os leitores do portal SIS.Saúde. Muitas pessoas nos contatam para a obtenção de informações sobre doenças e sintomas, métodos de tratamento e sobre como localizar profissionais da área.

Dentre os tópicos de maior demanda, destaca-se a situação do glaucoma. Dessa maneira, contatamos o Dr. Guilherme Quinto, médico oftamologista, com especialização pela Johns Hopkins University. Confira:

SIS.Saúde: Dr. Guilherme, nos fale um pouco sobre essa doença. Qual a definição para Glaucoma e quais os sintomas iniciais? Guilherme: Glaucoma é uma doença ocular caracterizada pelo aumento da pressão intra-ocular que provoca dano no nervo óptico e gera comprometimento do campo visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira irreversível. Existem diversos tipos de glaucoma, sendo o mais comum o glaucoma crônico simples. No início desta doença, o paciente é assintomático e a visão é normal, porém a progressão ocorre lentamente levando à uma baixa de visão nos casos avançados.
  SIS.Saúde: E qual a prevalência dessa doença? Guilherme: Estima-se que cerca de 0,4-0,7% das pessoas com idade acima dos 40 anos e 2-3% das pessoas com cerca de 70 anos tenham glaucoma no mundo. Desta forma, o risco de ter glaucoma aumenta com a idade, sendo mais comum seu aparecimento após os 40 anos. Além disso, há uma forte tendência familiar e parentes dos indivíduos afetados devem se submeter a um exame periódico com oftalmologista pois têm risco maior de apresentar a doença.
  SIS.Saúde: Como é obtido o diagnóstico? Guilherme: O glaucoma pode ser diagnosticado somente após um exame oftalmológico cuidadoso, em que o médico faz a medida da pressão intra ocular e o exame do fundo de olho para avaliação do nervo óptico, por meio de aparelhos apropriados. A descoberta precoce da doença e o tratamento à tempo são as melhores maneiras de controlar a doença e manter a visão do paciente glaucomatoso.
  SIS.Saúde: Uma vez que não existe cura definitiva para a doença, os leitores do SIS.Saúde questionam muito acerca do tratamento mais indicado para o combate ao glaucoma. Comente a respeito. Guilherme: O tratamento é feito clinicamente com colírios para a redução da pressão intraocular. Cirurgia para glaucoma é reservada para casos avan&c...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535