Dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida Florianópolis, Santa Catarina
(48) 3244-2264
Florianópolis, Santa Catarina
(48) 3249-3727
Florianópolis, Santa Catarina
(474) 105-0588
itajai, Santa Catarina
(47)9171-6603
Joinville, Santa Catarina
48 88089671
Florianopolis, Santa Catarina
(48) 3223-4002
Florianópolis, Santa Catarina
48-32069662
FLORIANOPOLIS, Santa Catarina
(48) 9911-7878
Florianópolis, Santa Catarina
(48) 3335-6044
Florianópolis, Santa Catarina
48 8463 6081
Florianopolis, Santa Catarina
Dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida
Uma dieta rica em vitaminas pode ajudar as mulheres a viverem mais tempo, impedindo que partes de seu DNA encurtem, afirma um novo estudo.
20/05/2009
Uma dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida
As vitaminas preservam as extremidades do DNA, podendo abrandar o envelhecimento, sugere estudo
O relatório aparece na edição junho do American Journal of Clinical Nutrition.
Para o estudo, a equipe de Chen analisou dados de 586 mulheres que participaram do Sisters Study, que incluía mulheres que tiveram câncer de mama. Como parte desse estudo, as mulheres foram questionadas sobre o uso dos suplementos vitamínicos, ao longo de 12 anos. Os pesquisadores também colheram amostras de sangue.
“Descobrimos que o uso de suplementos vitamínicos foi associado com leucócitos telômeros”, disse Chen. "Em comparação com os que não ingeriam suplementos diariamente, os que usavam tinham, em média, 5,1% mais leucócitos telômeros”.
Isso corresponde a cerca de 9,8 anos a menos de encurtamento dos telômeros, ressalvam os pesquisadores.
Mas, se as vitaminas preservam o comprimento dos telômerosou realmente prolongam a vida ainda não está claro para a comunidade cientifica, disse Chen.
"Nós não poderia excluir a possibilidade de que a associação poderia ser explicada por um estilo de vida saudável", disse ele. "Embora os telômerosde menor comprimento terem sido associados a uma mortalidade mais elevada e maior risco de doenças crônicas, é prematuro concluir que o uso de suplementos vitamínicos está associado com a redução do processo de envelhecimento."
O estudo foi financiado pela os National Institutes of Health, dos Estados Unidos.
O Dr. David Katz, diretor do Prevention Research Center na Universidade de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, afirma que existem conclusões contraditórias sobre o valor de tomar vitaminas, e que uma conclusão d...

