.
 

Curso de Medicina Desportiva Itaporanga d'Ajuda SE

Esta página disponibiliza informações sobre a relação entre desempanho cardiovascular e capacidade cognitiva e uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Itaporanga d'Ajuda. Encontre abaixo empresas e profissionais da região de Itaporanga d'Ajuda que oferecem diversos produtos e serviços relacionados e ainda esclareça suas dúvidas sobre os benefícios dos exercícios físicos para a saúde do coração e consequentemente para a saúde neurológica.

Academia Body Slim
(79) 3248-6967
r Maria Lourdes R Gonçalves, 261, Conjunto Augusto Franco
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia Atlântica
(79) 3223-1434
r João Carvalho Aragão, 50, Atalaia
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Vmm Academia Ltda
(79) 3247-1250
r Luiz Carlos de Aguiar Machado, 67, Cj Residencial Santa Lucia, Jabotiana
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia de Musculação Flexgym
(79) 3246-5178
av Anísio Azevedo, 701, 13 De Julho
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia Carlos Smhit
(79) 3217-3229
r Tarso Sobral, 239, Grageru
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia de Ginastica Forma Fitness Ltda
(79) 3241-1174
r Paraíba, 1070, Cs, Novo Paraíso
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia da praia
(79) 3243-2888
r Dep Clóvis Rolemberg, 480, Atalaia
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia Askase
(79) 3214-0858
r Maruim, 600, Centro
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia Damasios
(79) 3224-6561
r Porto Folha, 1061, Getúlio Vargas
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Academia Cia do Corpo
(79) 3217-6474
r Oscar Valóis Galvão, 51, Grageru
Aracaju, Sergipe

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Boa forma física e intelectual

Fornecido por: 

     
 
Artigo publicado na PNAS aponta relação entre boa capacidade cardiovascular e desempenho cognitivo em jovens do sexo masculino

Um estudo sueco acaba de acrescentar mais um motivo para a prática de exercício físico. Em artigo publicado esta semana na PNAS, pesquisadores apontam a associação entre boa forma cardiovascular e desempenho cognitivo em jovens do sexo masculino. O acompanhamento de mais de um milhão de meninos entre 15 e 18 anos nascidos na Suécia mostrou que os que tiveram melhora na performance cardiovascular apresentaram boa capacidade de raciocínio, memória e solução de problemas na idade adulta.

Segundo os autores do artigo, já se sabia que o exercício físico é um fator que afeta a plasticidade do cérebro, que é a habilidade que esse órgão tem de se adaptar a um novo ambiente, uma nova situação ou às consequências de um ferimento grave. Mas a relação entre exercício e as funções cognitivas ainda era desconhecida.

O neurocientista Georg Kuhn, da Universidade de Gotemburgo (Suécia), acredita que a influência da capacidade cardiovascular sobre a cognição não é causada apenas pela melhor oxigenação do cérebro. “Achamos que há muitos outros fatores ligados ao sistema nervoso periférico que ajudam o cérebro a ficar saudável”, diz em entrevista à CH On-line. “Alguns desses fatores podem levar as células cerebrais a crescer e ficar mais saudáveis e mais resistentes a doenças”, acrescenta.

O acompanhamento dos jovens, que prestaram serviço militar obrigatório entre 1968 e 1994, não foi feito diretamente. Os pesquisadores tiveram acesso aos bancos de dados do conselho sueco de educação, do exército e da agência de estatísticas sueca. Segundo Kuhn, ao todo foram analisados arquivos referentes a um milhão e duzentos mil indivíduos.

Na época do alistamento, a capacidade cardiovascular dos jovens foi medida a partir de exercícios ergométricos. A força isométrica dos músculos foi avaliada por meio de tarefas como estender o joelho, flexionar o cotovelo e apertar a mão. Além disso, foram aplicados testes que avaliaram a capacidade lógica e verbal, a percepção espacial e a habilidade na resolução de problemas matemáticos e físicos. Esses resultados foram cruzados com os coletados durante os últimos anos da fase escolar.

O papel dos exercícios

A análise dos dados mostrou que os jovens que mais exercitaram sua capacid...

Clique aqui para ler este artigo em SIS Saude

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535