.
 

Conheça os benefícios da lactose Luís Correia PI

"Nutricionistas dizem que a lactose é imprescindível para que o organismo absorva o cálcio", cita o autor. Ele destaca os benefícios desse alimento. Entenda o processo digestivo do leite.

Lar da Criança Maria José Deus
(86) 225-1535
av Centenário, 2235, Aeroporto
Teresina, Piauí
 
Creche Risoleta Neves
(86) 220-1333
r Inacio Soares SN
Teresina, Piauí
 
Abrigo Femenino Nossa Casa
(86) 220-6500
Acre Norte SN Cj SACI
Teresina, Piauí
 
Vila Anciao
(86) 235-1606
rdv PI 122 SN
Teresina, Piauí
 
Cia Forma Academia
(86) 233-8984
av CEL Costa Araújo, 3031, qd a
Teresina, Piauí
 

Conheça os benefícios da lactose

Fornecido por: 



01/12/2009

A verdade sobre a Lactose

Apesar de, por vezes, considerada a vilã do leite, nutricionistas dizem que a lactose é imprescindível para que o organismo absorva o cálcio

Responsável pela prevenção de doenças como a osteoporose e a obesidade, por ajudar na formação de ossos e na queima de gordura, o cálcio é um importante nutriente para uma dieta completa e saudável. Porém, para que realmente exerça suas funções preventivas é necessário que ele seja absorvido pelo organismo. É justamente a lactose que exerce um papel fundamental no aproveitamento do cálcio contido no leite.

Segundo a Nutricionista Cibele Crispim da consultoria RG Nutri (SP), a lactose é um açúcar natural que, apesar de estar presente em pequena quantidade no leite, contribui para o sabor levemente adocicado deste alimento. Do ponto de vista nutricional, além de ter a função de fornecer energia para as células, a lactose aumenta a absorção e utilização intestinal do cálcio presente no leite. Em outras palavras, a lactose age em sinergia com o cálcio, melhorando a sua fixação.

“O conjunto nutricional do leite é melhor do que as propriedades de cada nutriente nele contido, se consideradas isoladamente. Caso o cálcio e a lactose sejam ingeridos separadamente, o cálcio tem sua absorção diminuída” afirma a nutricionista.

A lactose é digerida no intestino delgado pela enzima lactase. Alguns indivíduos possuem deficiência desta enzima e por isso não conseguem digerir adequadamente o leite e seus derivados. Este problema – denominado intolerância a lactose - faz com que a lactose não digerida chegue ao intestino grosso, onde é fermentada pela microflora intestinal, podendo provocar formação de gases, dores abdominais e, em alguns casos, diarréia. No entanto, uma recente pesquisa publicada na revista americana Nutrition Today, em outubro, comprova que existe uma parcela pequena da população que apresenta este problema, e que a maioria apresenta boa tolerância ao leite e aos seus derivados. Para indivíduos que apresentam o diagnóstico de intolerância a lactose, estão disponíveis no mercado leites sem lactose.

É importante mencionar que não há indício científico indicando que a lactose causa qualquer problema à saúde. Ainda, o diagnóstico de intolerância à lactose somente pode ser feito por médicos após a realização de exames específicos.


Autor: Imprensa
Fonte: Bárbara Fernandes


Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535