Centro de tratamento de diabetes Campo Largo, Paraná
(45) 9933-0288
Curitiba, Paraná
(41) 3224-3346
Curitiba, Paraná
(41) 3222-4896
Curitiba, Paraná
(41) 3259-6620
Curitiba, Paraná
41 33351216
Curitiba, Paraná
(41) 3212-3213
Curitiba, Paraná
(41) 3015-1816
Curitiba, Paraná
Centro de tratamento de diabetes
Os resultados do trabalho, liderado pelo nutricionista Michael Ristow, estão na edição online dessa semana da revista científica americana PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences), que deverá ser impressa ainda nas próximas semanas. Os pesquisadores verificaram que o consumo dos suplementos alimentares pode colocar o efeito benéfico do exercício físico a perder, em especial no que se refere à prevenção contra o diabetes.
A pesquisa consistiu da analise de 40 homens adultos saudáveis que iniciaram um programa de exercícios físicos. Eles foram divididos em dois grupos: Um deveria ingerir suplementos das vitaminas C e E; enquanto o segundo deveria manter sua dieta normalmente. "Se exercitar mais" muitas vezes é a primeira recomendação dada por médicos para pessoas com risco de diabetes, pois, melhora a sensibilidade do corpo à insulina.
Entretanto, os sinais de uma melhora no metabolismo da insulina foram praticamente anulados nas pessoas que ingeriam os suplementos de vitaminas. Os especialistas acreditam que isso ocorra devido à ação antioxidante que as vitaminas C e E possuem. Ao se praticar exercícios, as células musculares metabolizam a glicose. Nesse processo, alguns radicais livres (moléculas de oxigênio altamente reativas) são liberados e atacam o organismo.
Segundo a teoria do envelhecimento, o montante de radicais livres liberados aumenta com o passar dos anos, sendo a principal causa do comprometimento do organismo. Como as vitaminas C e E possuem efeito antioxidante, acabando com os radicais livres, seria como se o corpo não "sentisse" os efeitos do exercício.
Contudo, o Dr. Ristow afirma que o conselho não se aplica aos frutos e produtos agrícolas, pois, mesmo que estes sejam ricos em vitamina antioxidantes, as frutas possuem outras substâncias benéficas que anulam o efeito negativo das vitaminas C e E. Dr. Ronald Kahn, co-autor do estudo, acredita que pequenas doses de radicais livres são necessárias, porque minimizam os efeitos destrutivos da ação oxidante das células. Mas, uma quantidade elevada de antioxidantes parece ser prejudicial à saúde.
Os autores ressalvam que mais estudos devem ser efetuadso, porque todos os tra...

