Centro de Oftalmologia Campo Largo, Paraná
(41) 3212-3213
Curitiba, Paraná
(41) 3222-4896
Curitiba, Paraná
(45) 9933-0288
Curitiba, Paraná
(41) 3335-5252
Curitiba, Paraná
(41) 3224-3346
Curitiba, Paraná
(41) 3015-1816
Curitiba, Paraná
41 33351216
Curitiba, Paraná
Centro de Oftalmologia
A busca dos especialistas, mais do que um tratamento eficaz, é descobrir o que pode ser feito para retardar ou evitar esse processo degenerativo. O uso de vitaminas com características antioxidantes vem sendo proposto, porém nenhum estudo tinha conseguido comparar a evolução entre pessoas que usavam ou não as vitaminas. No caso da pesquisa irlandesa o complexo vitamínico testado em mais de 400 pacientes era rico em xantina e luteína, classificadas entre as chamadas de carotenoides. Essas vitaminas estão presentes de forma natural, tais como outras, nos vegetais e nas frutas.
O acompanhamento dos dois grupos por mais de cinco anos mostrou que, no grupo que usou as vitaminas, não só a progressão da degeneração macular se deteve, bem como a visão desses participantes melhorou nesse tempo. Por outro lado, a visão e a retina dos outros participantes piorou sem o uso das vitaminas. Novos estudos são necessários para determinar a dosagem necessária e o tempo de utilização do complexo vitamínico para que se obtenham os efeitos sobre a degeneração da retina.
Confira outras matérias
Peixes oleosos podem evitar doença degenerativa nos olhos, diz estudoConsumo de ômega-3 pode frear degeneração macular nos primeiros estágios ou em estágios avançados Medicina Ortomolecular
Confira entrevista com o Dr. Marcos Natividade, exclusivamente para o SIS.Saúde
Uma dieta rica em vitaminas pode prolongar a vida
As vitaminas preservam as extremidades do DNA, podendo abrandar o envelhecimento, sugere estudo
Vitaminas no combate ao diabetes
Estudo sugere que ingestão de alguns suplementos acaba com os beneficios dos exercícios físicos
Autor: Luis Fernando Correia
Fonte: G1

