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Caminhada aumenta longevidade Rio Branco, Acre

Entenda os benefícios da caminhada. O autor explica como obter a melhor performance desse exercícios. "O ideal é caminhar sessenta minutos por dia de forma contínua", ele recomenda, confira outras orientações.

Ciclo Forma Comércio e Serviços
(68) 3225-5819
etr Calafate, 1064 Conjunto Nova Esperança, Rio Branco
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Lambari Pesca
(68) 3223-4472
cj Marcado Novo, 85 Box 38, Centro
Rio Branco, Acre

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Bilhares Coli
(68) 3224-2807
r Cel Brandão, 85, Bosque
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
Casa do Pescador
(68) 3224-2093
tv Capitania, 14, Centro
Rio Branco, Acre

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Pratick Esporte
(68) 3225-5525
r Campo Grande, 394, João Eduardo I
Rio Branco, Acre

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TM Spuldaro Esportes
(68) 3223-1068
tv Guaporé, 175 lj 2, Cerâmica
Rio Branco, Acre

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T. M. Spuldaro Esportes - Me
(68) 3223-1068
r Quintino Bocaiúva, 1394, Lj A, Bsq
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
AM de Abreu
(68) 3026-1387
r Epaminondas Jacome, 1020, Centro
Rio Branco, Acre

Dados Divulgados por
H.j.rodrigues Filho
(68) 3223-7766
av Getúlio Vargas, 1586, Bosque
Rio Branco, Acre

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Casa da Sinuca
(68) 3244-2423
Boul Augusto Monteiro, 495, Quinze
Rio Branco, Acre

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Caminhada aumenta longevidade

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27/04/2009

Atividades físicas e envelhecimento

Veja esta superdica

Envelhecimento com qualidade   A realização de exercícios regulares é extremamente útil na prevenção e/ou tratamento de muitas doenças geriátricas, como pressão alta, diabetes, aterosclerose, angina, infarto, osteoporose, obesidade, dislipidemia, derrame, demências, depressão e alguns tumores (mama, cólon, próstata), e em alguns sintomas, a exemplo de incontinência urinária, fragilidade, quedas, ansiedade, insônia e prisão de ventre.
  Segundo vários especialistas, não há conselho mais construtivo que a ciência possa dar ao ser humano no sentido de desenvolver plenamente as suas potencialidades do que a realização do exercício físico regular. Fica a sugestão para a realização de caminhada.
  Todos, em princípio, podem e devem caminhar. Essa prática é habitualmente livre de lesões e ecológica.
Regras fundamentais para a caminhada  

  • Frequência: Deve ser realizada na maioria dos dias da semana, se possível todos.
  • Tempo: O ideal é caminhar 60 minutos por dia de forma contínua. Pode-se iniciar com 15 minutos. O progresso deve ser lento e gradual. Se a pessoa não conseguir caminhar os 60 minutos, podem ser pelo menos 30. Se não for possível de forma contínua, pode ser acumulada em duas ou três sessões de 20 minutos.
  • Local: Dê preferência para os locais pouco poluídos, como parques, praias e pistas. O deslocamento de uma peça para outra em casa ou a utilização de uma esteira são opções válidas.
  • Horário: O período da manhã é o melhor, principalmente até as 10h desde que não haja nenhuma contraindicação clínica para sua realização nesse turno. Pode ser realizada após as 17h, quando o sol é mais ameno, e ajuda a desfazer o estresse do trabalho.
  • Piso: A grama e as pistas sintéticas são excelentes porque diminuem o impacto. A areia fofa é desgastante. Devem ser evitadas subidas e descidas.
  • Vestimenta: Use calções, bermudas e camisetas bem folgadas, leves, de algodão e de cores claras e meias de algodão para evitar bolhas. O tênis deve ser macio, leve, flexível, com palmilhas amortecedoras. No frio usar agasalhos de algodão.
  • Postura: A mais ereta possível, contraindo-se um pouco o abdômen para elevar o tórax. Os braços devem estar descontraídos e fazendo movimentos rítmicos durante as passadas.
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