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Caminhada aumenta longevidade Corumbá, Mato Grosso do Sul

Entenda os benefícios da caminhada. O autor explica como obter a melhor performance desse exercícios. "O ideal é caminhar sessenta minutos por dia de forma contínua", ele recomenda, confira outras orientações.

Toys Skate Shop Ltda
(67) 3382-5186
r Rui Barbosa, 1485, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Dados Divulgados por
Fox Acessorios Esportivos Ltd - Me
(67) 3325-2420
r Rui Barbosa, 1980, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Matoso & Romeiro Ltda - Me
(67) 3352-4833
av Mato Grosso, 2119, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Jacare Caca e Pesca Ltda-me
(67) 3326-9780
av Júlio de Castilho, 1666, Vl Alba
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Mafalda Pesca Ltda - Me
(67) 3331-5162
r Brilhante, 1195, Vl Bandeirante
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Chegada do Pescador
(67) 3384-5451
av Salgado Filho, 2087, Amambaí
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Costa Comercio e Representacoes Ltda Me
(67) 3356-7171
r Cardoso de Almeida, 146, Jd São Lourenço
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Olimpiadas Esportes e Comercio Ltda Epp
(67) 3314-2000
r Maracaju, 126, Sj, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Vitoria Esportes Ltda Me
(67) 3026-7349
r Maracaju, 138, Centro
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Benedito Francisco Alves
(67) 3321-7188
r Jandaira, 108, Sl Fr, Prq Novos Estados
Campo Grande, Mato Grosso do Sul

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Caminhada aumenta longevidade

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27/04/2009

Atividades físicas e envelhecimento

Veja esta superdica

Envelhecimento com qualidade   A realização de exercícios regulares é extremamente útil na prevenção e/ou tratamento de muitas doenças geriátricas, como pressão alta, diabetes, aterosclerose, angina, infarto, osteoporose, obesidade, dislipidemia, derrame, demências, depressão e alguns tumores (mama, cólon, próstata), e em alguns sintomas, a exemplo de incontinência urinária, fragilidade, quedas, ansiedade, insônia e prisão de ventre.
  Segundo vários especialistas, não há conselho mais construtivo que a ciência possa dar ao ser humano no sentido de desenvolver plenamente as suas potencialidades do que a realização do exercício físico regular. Fica a sugestão para a realização de caminhada.
  Todos, em princípio, podem e devem caminhar. Essa prática é habitualmente livre de lesões e ecológica.
Regras fundamentais para a caminhada  

  • Frequência: Deve ser realizada na maioria dos dias da semana, se possível todos.
  • Tempo: O ideal é caminhar 60 minutos por dia de forma contínua. Pode-se iniciar com 15 minutos. O progresso deve ser lento e gradual. Se a pessoa não conseguir caminhar os 60 minutos, podem ser pelo menos 30. Se não for possível de forma contínua, pode ser acumulada em duas ou três sessões de 20 minutos.
  • Local: Dê preferência para os locais pouco poluídos, como parques, praias e pistas. O deslocamento de uma peça para outra em casa ou a utilização de uma esteira são opções válidas.
  • Horário: O período da manhã é o melhor, principalmente até as 10h desde que não haja nenhuma contraindicação clínica para sua realização nesse turno. Pode ser realizada após as 17h, quando o sol é mais ameno, e ajuda a desfazer o estresse do trabalho.
  • Piso: A grama e as pistas sintéticas são excelentes porque diminuem o impacto. A areia fofa é desgastante. Devem ser evitadas subidas e descidas.
  • Vestimenta: Use calções, bermudas e camisetas bem folgadas, leves, de algodão e de cores claras e meias de algodão para evitar bolhas. O tênis deve ser macio, leve, flexível, com palmilhas amortecedoras. No frio usar agasalhos de algodão.
  • Postura: A mais ereta possível, contraindo-se um pouco o abdômen para elevar o tórax. Os braços devem estar descontraídos e fazendo movimentos rítmicos durante as passadas.
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