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Aprenda a reeducação alimentar Luís Correia PI

Conheça a relação de alimentos saudáveis que ajudam a manter o equilíbrio do metabolismo e a boa forma. O médico Dan Waitzberg descreve os bons hábitos alimentares. "Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia, e, não pule refeições", ele recomenda.

Rosalvo R Leal
(89) 415-4141
av Brasil, 3455
Picos, Piauí
 
Raimundo Franco
(89) 567-1127
pc Ananias Borges, 84, Ribeiro Gonçalves
Ribeiro Goncalves, Piauí
 
Maria CP Castro
(86) 228-1479
r São Raimundo, 1805, Todos Os Santos
Teresina, Piauí
 
Emanuel B Freitas
(89) 457-1232
pc Pe Marcos, 101, Jaicós
Jaicos, Piauí
 
Ludwig Jr Gair
(89) 462-1292
r Zacarias de Gois, 45
Oeiras, Piauí
 
Leonidas C Farias
(86) 582-1982
r Raimundo Araújo Pinheiro SN, São Raimundo Nonato
Sao Raimundo Nonato, Piauí
 
Estevam L Brito
(89) 442-1118
r Sergio Fialho SN, Alagoinha do Piauí
Alagoinha do Piaui, Piauí
 
Ana F Carvalho
(89) 453-1397
r Sebastião Arrais, 36, Pio [ix]
, Piauí
 
Mercadinho Popular Zé Julio
(89) 483-1155
av Candido Coelho SN, São João do Piauí
Sao Joao do Piaui, Piauí
 
Rua B Melo
(86) 232-4036
av João Antônio Leitão, 4756, Picarreira
Teresina, Piauí
 

Aprenda a reeducação alimentar

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18/05/2009

Dez passos da alimentação saudável

Médico paulista fala sobre consumo consciente

O consumo consciente de alimentos pode sim fazer a diferença na manutenção da saúde de uma pessoa. Ao ingerir uma quantidade adequada de cada grupo alimentar, é possível fornecer ao organismo mais resistência e, ainda, evitar possíveis doenças.   Segundo o Diretor do Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral, do Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dan Waitzberg “Se ingerirmos fibras, é possível evitar o câncer no intestino grosso, por exemplo.  A ingestão de peixes está associada a uma proteção contra doenças coronarianas, assim como a soja, que também diminui a incidência de doenças cardíacas”.   Para o médico, alimentar-se bem continua sendo o segredo da boa saúde. E promover a alimentação saudável deixou de ser apenas uma preocupação estética para tornar-se uma questão de saúde pública. Tanto que o Ministério da Saúde vem constantemente alertando a população para a necessidade de se manter bons hábitos alimentares. Segundo a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do MS, uma alimentação saudável para todos segue, no mínimo, dez passos básicos:  

  • Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições;
  • Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais;
  • Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras;
  • Coma feijão com arroz pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e muito bom para a saúde;
  • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos;
  • Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, doces e outras guloseimas como regra de alimentação;
  • Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sódio;
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia.
  E, por fim, praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.
Autor: Assessoria de Imprensa
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