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Aprenda a reeducação alimentar Luís Correia PI

Conheça a relação de alimentos saudáveis que ajudam a manter o equilíbrio do metabolismo e a boa forma. O médico Dan Waitzberg descreve os bons hábitos alimentares. "Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia, e, não pule refeições", ele recomenda.

Natalino V Simas
(222) 643-3533
r John Kennedy, 22, ap 203
Cabo Frio, Rio de Janeiro
 
Domínio
(343) 236-3657
r Alexandre Marquez, 1383, Chaves
Uberlândia, Minas Gerais
 
Barreto Rocha
(79) 221-4116
r Boquim, 688, Centro
Aracaju, Sergipe
 
Quartetto Supermercados
(63) 223-1138
NS, 2, lt 10
Palmas, Tocantins
 
Supermercado Rech
(49) 433-2895
r Nereu Ramos, 967, Xanxerê
Xanxere, Santa Catarina
 
Supermercado Vila Nova York
(116) 725-7574
R Fonsecas, 47, Vl Nova York
São Paulo, São Paulo
 
Nelson Francisco Santos
(47) 365-2292
r Rio Amazonas, 654
Camboriu, Santa Catarina
 
Carlos EF Gomes
(53) 243-2279
r Borges Medeiros, 1490
Dom Pedrito, Rio Grande do Sul
 
Terezinha V Silva
(71) 354-3468
r Ariston Bertino de Carvalho, 405, bo 9, Brotas
Salvador, Bahia
 
Machado e Andersen
(48) 276-1103
r Com, 114
Alfredo Wagner, Santa Catarina
 

Aprenda a reeducação alimentar

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18/05/2009

Dez passos da alimentação saudável

Médico paulista fala sobre consumo consciente

O consumo consciente de alimentos pode sim fazer a diferença na manutenção da saúde de uma pessoa. Ao ingerir uma quantidade adequada de cada grupo alimentar, é possível fornecer ao organismo mais resistência e, ainda, evitar possíveis doenças.   Segundo o Diretor do Grupo de Apoio de Nutrição Enteral e Parenteral, do Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dan Waitzberg “Se ingerirmos fibras, é possível evitar o câncer no intestino grosso, por exemplo.  A ingestão de peixes está associada a uma proteção contra doenças coronarianas, assim como a soja, que também diminui a incidência de doenças cardíacas”.   Para o médico, alimentar-se bem continua sendo o segredo da boa saúde. E promover a alimentação saudável deixou de ser apenas uma preocupação estética para tornar-se uma questão de saúde pública. Tanto que o Ministério da Saúde vem constantemente alertando a população para a necessidade de se manter bons hábitos alimentares. Segundo a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do MS, uma alimentação saudável para todos segue, no mínimo, dez passos básicos:  

  • Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições;
  • Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais;
  • Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras;
  • Coma feijão com arroz pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e muito bom para a saúde;
  • Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos;
  • Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, doces e outras guloseimas como regra de alimentação;
  • Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sódio;
  • Beba pelo menos dois litros de água por dia.
  E, por fim, praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evitar as bebidas alcoólicas e o fumo.
Autor: Assessoria de Imprensa
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