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Antes de adoçar, diferencie os tipos de açucar Paço do Lumiar MA

Identifique qual tipo de açucar é mais nocivo à sua saúde. Saiba quais são as diferenças entre frutose e glucose. O autor especifica qual deles causa a gordura intra-abdominal.

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Antes de adoçar, diferencie os tipos de açucar

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27/05/2009

Muito açúcar é ruim

Mas qual açúcar é pior: frutose ou glucose?

Açúcar ruim

A equipe do professor Peter Havel, da Universidade da Califórnia (EUA), descobriu que o consumo de bebidas adoçadas com frutose, mas não aquelas adoçadas com glucose, afetam negativamente a sensibilidade do organismo ao hormônio insulina.

Um cidadão norte-americano consume, em média, 64 kg de açúcar, uma grande proporção disto vindo através dos refrigerantes.

A pesquisa demonstrou ainda que a ingestão de bebidas adoçadas com frutose afeta a forma como o organismo lida com a gordura, criando condições médicas que aumentam a suscetibilidade a ataques do coração e derrames.

Aumento na gordura intra-abdominal

No estudo, adultos obesos e com sobrepeso consumiram bebidas adoçadas com glucose ou com frutose que forneciam 25% de suas necessidades diárias de energia durante um período de 10 semanas.

Durante esse período, indivíduos dos dois grupos ganharam mais ou menos a mesma quantidade de peso, mas apenas aqueles que consumiram bebidas adoçadas com frutose apresentaram um aumento na gordura intra-abdominal.

Além disso, apenas esses indivíduos se tornaram menos sensíveis ao hormônio insulina - que controla os níveis de glucose no sangue - e apresentaram sinais de dislipidemia - aumento dos níveis de glicídios no sangue.

Dois outros pesquisadores, que não participaram da pesquisa, comentaram seus resultados, ressaltando que, embora esses sejam sinais de síndrome metabólica, que aumenta o risco de ataques do coração, os efeitos de longo prazo do sobre-consumo de frutose sobre a suscetibilidade aos ataques de coração permanecem desconhecidos.

Nota SIS.Saúde: frutose, açucar retirado de frutas e mel; glucose, glicose ou dextrose, açucar retirado do amido.


Autor: Karen Honey
Fonte: Diário da Saúde


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