.
 

Analisando o valor nutricional da maionese Ponta Grossa, Paraná

Nutrólogo explica sobre o valor nutricional da maionese. Ele descreve as diferenças na composição da maionese caseira e da industrializada. "A maionese industrial é fabricada com óleos vegetais e contém gorduras de boa qualidade", destaca o autor.

Analisando o valor nutricional da maionese

Fornecido por: 



11/01/2010

Mitos e verdades sobre a maionese

Especialistas analisam os benefícios e as diferenças entre o produto caseiro e o industrializado

Presente por muitos anos na lista dos vilões da saúde, a maionese - ao contrário do que muitas pessoas imaginam - pode, sim, fazer parte de uma alimentação saudável. Da maneira como é fabricada pela indústria atualmente, possui ingredientes naturais e é fonte de gorduras boas, vindas do óleo vegetal e essenciais para o bom funcionamento do organismo.

"O mito de que a maionese é prejudicial à saúde está certamente associado à maionese caseira", esclarece o Dr. Durval Ribas Filho, médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). O especialista explica que a receita feita em casa é preparada com uma quantidade maior de ovos e óleo, e apresenta mais calorias e colesterol. Além disso, como é feita com ovos crus, favorece a contaminação pela bactéria salmonela.

A maionese industrial é fabricada com óleos vegetais, água, ovos, limão ou vinagre, e contém gorduras de boa qualidade, poliinsaturadas e monoinsaturadas, além de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e ômega 6. Para o Dr. Valter Makoto Nakagawa, médico nutrólogo e vice-presidente da Abran, nos últimos anos a indústria tem reduzido a quantidade de óleo e de ovos, propiciando teores de gordura e colesterol muito inferiores aos da maionese caseira.

"O benefício da maionese está relacionado aos benefícios do consumo de gorduras consideradas boas para o organismo. Neste caso, a substituição de fontes de gorduras saturadas e colesterol, presentes em alguns alimentos, pelas gorduras boas da maionese industrializada é uma boa opção para a saúde", aponta o Dr. Makoto.

Maionese nas dietas alimentares

O médico nutrólogo Dr. Luiz Roberto Queroz, diretor da Abran, considera que, de maneira geral, a maionese produzida pela indústria pode fazer parte de qualquer dieta, mesmo aquelas cujo objetivo é perder peso, pois é um alimento de baixo valor calórico. "Para as pessoas com dietas mais restritivas, é mais indicado o consumo de maioneses light, presentes atualmente no mercado", comenta o especialista. Ele completa que, como qualquer outro alimento, ela deve ser consumida com moderação.

Atenção à conservação

A maionese industrializada não deve ser consumida fora do prazo de validade. "Apesar de ser mais segura que a maionese caseira, o consumo após a manipulação e aplicação em receitas deve ...

Clique aqui para ler este artigo na SIS.Saúde

.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - Rua Cel. Corte Real, 75 - Bairro Petrópolis - 90630-080 Porto Alegre-RS
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: contato@sissaude.com.br. (51) 8575.3535